A vereadora de São José dos Campos, Amélia Naomi (PT), está indignada com a maneira como a INSS está tratando o agendamento de perícias.
Segundo a petista, quem busca por atendimento de perícias médicas no INSS para liberação de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez só está conseguindo agendamento para 2023.
Nem o acordo entre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério Público Federal (MPF) e o governo federal, para que o atendimento de perícias médicas não ultrapassasse 90 dias, apesar da lei anterior prever a metade deste prazo, vem sendo cumprida pelo INSS.
“Segurados do INSS denunciam que mesmo as perícias já marcadas estão sendo adiadas para o próximo ano, num total desrespeito a quem precisa do seu benefício por ter sofrido algum acidente ou estar doente, sem condições de trabalhar, mas que já contribuiu com a Previdência Social”, ressaltou a vereadora.
O sindicato da categoria denuncia que o sucateamento do órgão causou uma defasagem de 10 mil servidores públicos por falta de concursos.