O deputado federal licenciado e atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT-SP) indicou neste mês de abril, emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para Ações e Custeio de Serviços de Atenção Básica à Saúde de Leme, cidade localizada na Região de Campinas, interior de São Paulo.
O ministro das Relações Institucionais recordou o seu trabalho como parlamentar, hoje licenciado para atuar no Ministério do Governo Lula, e disse que o compromisso com o povo de Leme continua mais firme do que nunca.
Quero dizer aos munícipes de Leme e região que essa emenda foi destinada com muito carinho para a área da Saúde, a pedido dos companheiros Paulo Rovai que é secretário de Formação da Executiva do PT local, e Paulo Blascke, que foi prefeito da cidade de 2013 a 2016, e que a nossa parceria vai se fortalecer ainda mais, com o Governo Lula ajudando a cidade com recursos, convênios e programas sociais”, destaca Padilha
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país.
O presidente Lula, o governo federal aumentou os recursos da alimentação escolar ajudando o reforço da qualidade da alimentação nas escolas municipais. Presidente Lula e o Ministério da Saúde aumentaram os recursos para a área da Saúde, lançou o Programa Mais Médicos, o Programa de Aquisição de Alimentos e o andamento do Minha Casa Minha Vida, o novo Minha Casa Minha Vida”, complementa.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Nos próximos meses, Padilha cumprirá agendas quinzenais em várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula e a previsão de novos recursos e programas para os municípios.
Segundo Paulo Rovai, a ação de Padilha tem sido positiva para Leme.
Estamos ansiosos para que o recurso chegue a cidade o mais rápido possível. Já fizemos contato com a secretária municipal de Saúde que já está estudando onde serão feitos os investimentos. Esta emenda é o reconhecimento do trabalho que realizamos na cidade”, enfatizou.
Já o ex-prefeito Paulo Blascke relembrou que quando esteve no comando da cidade Padilha ajudou muito a administração e o povo de Leme.
“A indicação desse recurso para a Saúde municipal vai ajudar muito. Padilha tem mostrado que não esquece das cidades que visita e cria laços”, destacou.
Padilha é parceiro de Leme
Padilha é um grande parceiro de Leme. Como Ministro da Saúde conquistou 5 vagas de profissionais do Programa Mais Médicos para o município; implantou o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), fortaleceu o Programa Farmácia Popular, atingindo 25 unidades pela cidade e beneficiando mais de 36 mil pessoas com medicamentos gratuitos e com desconto; construiu 1 posto de saúde; e investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente.
A cidade de Leme está localizada na Região Administrativa de Campinas. Conta com população de 97.516 habitantes (prévia do Censo 2022) e está distante cerca de 189 km da capital paulista.
SOBRE ALEXANDRE PADILHA
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.