A Série Governo Lula em Ação prossegue nesta quarta-feira (6/11) com a repercussão de iniciativas da gestão federal nos municípios do estado de São Paulo. Até o fim do ano, a Galera Vermelha promoverá entrevistas com lideranças locais destacando as conquistas e prioridades de cada cidade.
Candidata a vereadora mais bem votada do PT na cidade com 293 votos (0,60%) nas eleições municipais de Itapeva, Alessandra Serafim Freitas, a enfermeira e secretária de Organização do Diretório Municipal do PT, Alê Serafim, é a nossa entrevistada de hoje.
Alê Serafim defende visibilidade e garantia de todos os direitos das pessoas LGBTQIAPN+
1 – Qual a importância do Governo Lula para o município?
O Governo Lula tem tido um papel fundamental para Itapeva ao promover parcerias e recursos para atender as necessidades locais em Saúde, Habitação e Infraestrutura, entre outras. Na Saúde, o município se beneficia de programas como o Farmácia Popular e iniciativas de distribuição de medicamentos gratuitos para condições crônicas, como hipertensão e diabetes, que já atenderam milhares de moradores.
Outro programa importante para a cidade é o Programa Minha Casa, Minha Vida, que já resultou em mais de 1.000 moradias populares, beneficiando famílias de baixa renda. Essas ações não apenas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, mas também geram empregos e fomentam a economia local com investimentos.
Não podemos esquecer do Bolsa Família, que combate a insegurança alimentar e alcança inúmeras famílias na cidade.
Além disso, o Governo Lula destina recursos para projetos de pavimentação e melhorias em Infraestrutura, o que ajuda a modernizar a cidade e facilitar o acesso de seus cidadãos a serviços essenciais como, por exemplo, o Centro de Radioterapia, que atenderá Itapeva e Região. Esses investimentos reafirmam o compromisso com o desenvolvimento das cidades do Interior e com a redução das desigualdades regionais.
Nota: entre janeiro e agosto de 2024, o Governo Lula transferiu mais de R$ 116 milhões em recursos e investimentos para Itapeva.
2 – Cite três áreas que são prioridades e as razões para investimentos na cidade com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população.
– Saúde e Infraestrutura Hospitalar: Investimentos em unidades de saúde e hospitais públicos podem melhorar o acesso aos cuidados médicos, reduzindo a espera e garantindo atendimento preventivo e especializado. Fortalecer o SUS em cidades como Itapeva é essencial para que os mais vulneráveis tenham assistência médica de qualidade.
– Educação e Formação Profissional: Ampliar e equipar as escolas públicas, com projetos que incentivem a formação técnica e profissional é uma estratégia para aumentar as oportunidades de trabalho e reduzir a evasão escolar. Itapeva poderia se beneficiar de programas federais de capacitação para jovens e adultos, o que aumentaria as chances de inclusão no mercado de trabalho e melhores condições de vida.
– Segurança Alimentar e Apoio com o Bolsa Família: Combater a fome é fundamental para reduzir a desigualdade social e garantir qualidade de vida. O fortalecimento do Bolsa Família em Itapeva pode assegurar que as famílias mais vulneráveis tenham uma renda mínima para se manter e comprar alimentos. Além disso, projetos de segurança alimentar podem incluir hortas comunitárias, feiras de produtores locais e incentivos à agricultura familiar, a ajuda do terceiro setor como por exemplo; o Projeto nos Propomos, garantindo uma fonte acessível de alimentos e a geração de empregos na região.
– Habitação e Urbanização: Investir em programas de habitação popular e urbanização de áreas com infraestrutura deficitária ajuda a oferecer moradia digna, saneamento básico e qualidade de vida para a população de baixa renda. Estes investimentos são fundamentais para a redução da desigualdade social e a melhoria das condições de vida em áreas periféricas de Itapeva.
Essas quatro áreas são estratégicas para promover desenvolvimento e diminuir desigualdades em Itapeva, unindo recursos federais com políticas locais para transformar as condições de vida da população.
3 – Quais principais objetivos e bandeiras de sua atuação para 2025 e como pretende fortalecer a relação com a sociedade e o protagonismo do PT, através do diálogo e escuta neste próximo período?
O trabalho e a nossa militância continuam! Estamos com muita vontade e temos alguns objetivos, como por exemplo, o fortalecimento e um trabalho conjunto dos nossos movimentos sociais (Projeto Nos Propomos, Coletivo Resistência) e o PT. Nossa ideia é movimentar o PT local e trazer mais gente para o time. Nossas bandeiras principais são pelos Direitos Humanos com ênfase na Segurança Alimentar, Saúde e pela Comunidade LGBTQIAPN +.
Neste momento estamos engajados com pessoas e suas lutas dentro do Movimento Negro e lutando pelo Conselho Municipal da Diversidade. Tem muito a ser feito e o resultado nas urnas nos levou a autocrítica e nos motivou a resistir e continuar lutando contra as desigualdades sociais e para uma cidade mais inclusiva e melhor para se viver.
Biografia
Nome completo: Alessandra Serafim Freitas
Nome que é conhecida: Alê Serafim
Cidade natal: São Paulo
Cidade atual: Itapeva
Data de nascimento: 18/07/1972
Formação: Superior Completo
Profissão: Enfermeira
Minha militância tem ênfase: pela comunidade LGBTQIAPN +, por Segurança Alimentar e Direitos Humanos.
Atuação no PT e função atual no partido: Secretaria Organizacional
Principais bandeiras: Combate à fome e desigualdade social, Direitos Humanos, com ênfase em melhoria de vida para a comunidade LGBTQIAPN + e PCD, melhorias ao acesso e manutenção da saúde.
Redes sociais
Facebook: Ale Serafim
https://www.facebook.com/ale.serafim.itapeva
Instagram:
https://www.instagram.com/ale.serafim.itapeva/
https://www.instagram.com/projetonospropomositapeva/
https://www.instagram.com/coletivoresistenciaitapeva/