MENU

Alê Serafim defende visibilidade e garantia de todos os direitos das pessoas LGBTQIAPN+

Alessandra Serafim, conhecida como Alê Serafim,  pré-candidata a vereadora de Itapeva, é enfermeira aposentada e voluntária em projetos sociais. Em entrevista ao Galera Vermelha, ela defendeu a melhoria e humanização da Saúde, visibilidade e garantia de todos os direitos das pessoas LGBTQIAPN +, segurança alimentar e “tudo que diga respeito aos direitos humanos na sua forma mais abrangente”.

Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura a vereadora em Itapeva?

A motivação para a minha pré-candidatura a vereadora surge a partir da trajetória de militância, em causas sociais e em defesa aos direitos humanos. A partir do meu envolvimento e comprometimento com movimentos sociais, sindicatos, organizações comunitárias e o PT, ficou nítido para mim que é essencial ter uma representação que lute verdadeiramente por justiça social, igualdade e inclusão. Quero levar para a Câmara uma voz progressista e comprometida com a transformação estrutural, que combata as desigualdades e promova políticas públicas que beneficiem os trabalhadores, as pessoas excluídas e os mais vulneráveis. O apoio e o incentivo da minha base comunitária, as pessoas que compõem o núcleo de pré-campanha e que compartilham esses valores progressistas comigo, foram e estão sendo fundamentais para essa decisão. Também posso citar dentro deste contexto o apoio do deputado estadual Emidio de Souza (PT), do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e toda sua equipe, e não posso esquecer de mencionar a minha amiga e assessora parlamentar Thais Reichert, que sempre me incentivou e fortaleceu para este momento, e o meu amigo e presidente do PT de Itapeva, Henrique Prestes.

Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?

Estamos focando em alguns eixos, que estão em construção pela equipe de pré-campanha. Por enquanto temos:
Saúde, Direitos LGBTQIAPN +, Direitos Humanos e Garantia de Segurança Alimentar.

Cite as três principais áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?

Melhoria e humanização da Saúde, visibilidade e garantia de todos os direitos das pessoas LGBTQIAPN +, segurança alimentar e tudo que diz respeito aos direitos humanos na sua forma mais abrangente.
Para a humanização e melhoria da Saúde, propomos: o fortalecimento da Atenção Básica com medicina preventiva através das equipes de Estratégia Saúde da Família, capacitação contínua dos profissionais para garantir um atendimento humanizado e eficiente. Em relação à saúde mental, a melhoria e manutenção de centros de apoio psicológico e psiquiátrico, com atendimento gratuito e especializado, especialmente para grupos vulneráveis. Também defendemos a participação popular, garantindo e promovendo a participação da comunidade para que as decisões reflitam as reais necessidades da população. Quanto à infraestrutura e tecnologia, precisamos modernizar as unidades de saúde com equipamentos adequados e a incorporação de tecnologias que facilitem o acesso e o acompanhamento dos pacientes.

No que se refere à garantia de Direitos às Pessoas LGBTQIAPN+, precisamos de um Centro de Referência LGBTQIAPN+, um espaço dedicado ao atendimento, apoio e orientação jurídica e psicológica, além de promover ações educativas e de conscientização. Outro aspecto é uma legislação inclusiva, ou seja, propor e apoiar leis que garantam a proteção contra a discriminação e a violência, assegurando direitos iguais em todas as esferas. Também precisamos de capacitação e sensibilização com treinamento de servidores públicos, especialmente na saúde e educação, para atender de forma respeitosa e inclusiva as pessoas LGBTQIAPN+. Outra proposta é a organização de eventos culturais e campanhas de visibilidade que promovam o respeito e a valorização da diversidade.

No tema Segurança Alimentar, precisamos de um Programa de Agricultura Familiar Urbana e Rural para incentivar hortas comunitárias e familiares, utilizando terrenos ociosos para produção de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade. Também um Banco de Alimentos que receba doações e distribua para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, são importantes programas de educação nutricional nas escolas e comunidades, ensinando sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada e evitando o desperdício de alimentos, bem como parcerias e financiamentos que podem ser buscadas junto aos governos estadual e federal, além de ONGs como por exemplo a Ong Hortamiga que faz um trabalho incrível e incansável e também empresas, para financiar e expandir programas de segurança alimentar.

Essas propostas são parte do início de um Projeto que ainda está sendo desenhado e com uma visão de cidade mais justa, inclusiva e solidária, onde todos os cidadãos de Itapeva tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade.

Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?

Acredito na minha força de trabalho e das pessoas que estão comigo. Quero me manter focada e comprometida com as questões sociais que mais causam dor e desconforto às pessoas.

Pretendo buscar soluções para resolver os principais problemas de Itapeva através de uma abordagem participativa e inclusiva. Primeiramente, é essencial ouvir a população, envolvendo os moradores na identificação e priorização das demandas locais. Vou promover audiências públicas, conselhos comunitários e utilizar plataformas digitais para garantir que todas as vozes sejam ouvidas.

Além disso, pretendo trabalhar em estreita colaboração com movimentos sociais, ONGs e outras organizações da sociedade civil que já atuam na cidade, aproveitando seu conhecimento e experiência para formular políticas públicas efetivas.

Outro ponto importante é a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Vou estar atenta! É necessário uma fiscalização rigorosa e pela implementação de mecanismos que garantam a utilização responsável e ética do orçamento municipal. Finalmente, buscar apoio e financiamento em esferas estaduais e federais, assim como em instituições privadas, será fundamental para viabilizar projetos de grande impacto.

Com essas estratégias, acredito que podemos enfrentar os desafios de Itapeva e todo conservadorismo à nossa volta.

Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?

Vários dos programas e investimentos do governo federal são determinantes na vida da população de Itapeva. Sob a ótica da minha vivência com as pessoas do Nos Propomos, o Bolsa Família é essencial, porém também posso citar o Farmácia Popular, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. O governo Lula prioriza o bem estar da população menos favorecida e, através dos programas sociais, transforma vidas.

Minibio:

Nome: Alessandra Serafim Freitas (Alê Serafim)
Cidade natal: São Paulo
Data de Nascimento: 18/07/1972
Profissão: Enfermeira aposentada
Atuação na sociedade: secretária organizacional do Diretório Municipal do PT de Itapeva, coordenadora de gestão do Coletivo Resistência e do Projeto Nos Propomos.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA