Com um mandato presente na cidade e comprometido com as lutas do povo na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), o deputado federal licenciado e atual ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT-SP), destinou neste mês de julho de 2023, a pedido do presidente do PT, Aldo Aluizio, e do vice-coordenador da Macro Campinas, Edvaldo Cardoso, emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para Ações e Custeio de Serviços de Saúde para a cidade de Hortolândia, na Região Administrativa de Campinas, no interior do estado de São Paulo.
Os recursos já foram repassados ao Fundo Municipal de Saúde e estão à disposição da Prefeitura Municipal de Hortolândia para investimentos na área.
Compromisso com o povo hortolandense
O ministro das Relações Institucionais recordou o seu trabalho como parlamentar, hoje licenciado para atuar no Ministério do Governo Lula, e disse que o compromisso com o povo de Hortolândia continua mais firme do que nunca.
“Quero dizer aos munícipes de Hortolândia que essa emenda foi destinada com muito carinho para a área da Saúde, a pedido dos nossos companheiros Aldo Aluizio e Edvaldo Cardoso e todo o nosso povo, e que o nosso comprometimento com a população vai se fortalecer ainda mais, com o Governo Lula ajudando a cidade com recursos, convênios e programas sociais”, destaca Padilha.
“Obrigado ministro Alexandre Padilha por estar sempre ajudando Hortolândia, agora são mais R$ 100 mil para custeio de Saúde-Atenção Especializada, uma parceria sempre em benefício da nossa população”, ressalta Cardoso.
“Estamos agradecidos pela parceria com a cidade e pelo cuidado que o ministro Padilha tem com a população de Hortolândia. Fez muito por nosso município e continuará fazendo muito mais com o Governo Lula”, sintetiza Aluizio.
Protagonismo do povo
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país. O ministro destaca a retomada de obras paralisadas e de programas como o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos, o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, o Bolsa Família, entre outros como essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Desde o início do ano, Padilha cumprirá agendas quinzenais em várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula e a previsão de novos recursos e programas para os municípios.
Padilha é parceiro de Hortolândia
Grande defensor do SUS (Sistema Único de Saúde), o parlamentar tem uma relação de muita proximidade e carinho com o povo hortolandense. Padilha sempre considerou Hortolândia, uma cidade de fundamental importância para o estado de São Paulo, tanto que em sua atuação à frente do Ministério da Saúde garantiu 27 vagas de profissionais do Programa Mais Médicos e viabilizou a liberação de verbas para a construção das três UPAs (Nova Hortolândia Manoel Georgino Lopes, Amanda e Rosolém José Pereira Amorim), além de 4 ambulâncias e 2 UTIs Móveis, o fortalecimento do Programa Farmácia Popular, que beneficiou mais de 60 mil pessoas com medicamentos gratuitos e com desconto.
A cidade de Hortolândia conta atualmente com população de 236.641 pessoas e está distante 106 km da capital paulista.
SOBRE ALEXANDRE PADILHA
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.