O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Emidio de Souza (PT), enviou ofício ao Secretário de Segurança Pública de Limeira, Wagner Marchi.
No documento o petista, cobra a capacitação da Guarda Civil Municipal após o envolvimento de um agente da corporação na morte de um barbeiro, no último dia 21.
Em vídeo, divulgado na imprensa, mostra o barbeiro Jadiel de Lima sendo abordado pelo GCM, com a arma em punho, antes de ser morto a tiros em um bar em um bairro de Limeira.
A Secretaria de Segurança Pública local informou que o agente, que já está preso, não estava em serviço. O deputado, no entanto, cobrou uma maior capacitação das forças de segurança municipais.
“O fato de o envolvido ser um agente de segurança, com acesso a armamentos, traz um acréscimo de preocupação ao caso”, diz deputado no ofício.
Segundo Emidio “o papel primordial da GCM é servir como uma polícia comunitária. A recente garantia ao acesso de armas de fogo por seus agentes deve vir acompanhada de uma criteriosa capacitação das guardas municipais. Daí o desafio dos gestores públicos.”
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp também enviou um ofício ao delegado-chefe da Deinter-9, de Piracicaba, Kleber Altale, pedindo uma “investigação célere e substantiva para que o caso seja rapidamente remetido à Justiça, para que esta seja feita”.