O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) assinou nesta semana a ordem de serviço para início das atividades da Cooperativa de Trabalho e Serviços de Alimentação Panelas Unidas nos Restaurantes Populares 1 e 2.
Para o petista essa é a demonstração de que o cooperativismo e a economia solidária são uma alternativa viável para a geração de emprego e renda e o combate à vulnerabilidade social.
Criada com apoio da Prefeitura, por meio do projeto “Cooperativismo como Porta para o Futuro”, a cooperativa Panelas Unidas reúne 15 mulheres cozinheiras que foram beneficiárias de programas sociais do município e vieram de situação de vulnerabilidade social.
A cooperativa venceu chamamento público e será responsável pela operacionalização e pela administração dos Restaurantes Populares pelos próximos dois anos.
Pelo serviço prestado, a Prefeitura irá repassar à cooperativa o valor de R$ 1.547.040, sendo R$ 64.460 ao mês.
“A construção de uma política de cooperativismo é uma tarefa muito difícil. Na cooperativa, todo mundo sabe o que está fazendo. Não existe hierarquia, mas todo mundo tem que cumprir o seu trabalho. O trabalhador é o protagonista do processo de geração de renda e de repartir essa renda. Estamos vivendo algo transformador”, afirmou Edinho Silva.