MENU

JOSÉ GUIMARÃES (PT) COLETA ASSINATURAS PARA CRIAR CPI DOS ATOS GOLPISTAS

Deputado quer apuração sobre convocação e financiamento das manifestações, que tinham bandeiras antidemocráticas e contaram com a participação de Bolsonaro

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) protocolou na Câmara, nesta segunda-feira (13), um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar a realização de atos golpistas no feriado de 7 de setembro.

Na ocasião, bolsonaristas, incentivados por Jair Bolsonaro, realizaram manifestações com pautas antidemocráticas como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. O próprio presidente participou dos atos em Brasília e em São Paulo, fazendo falas com ataques as instituições e sugerindo uma ruptura.

Com a CPI, José Guimarães propõe investigar de onde partiram as convocações para esses protestos golpistas, bem como seu financiamento. A ideia é apurar se houve uso de dinheiro público nas manifestações.

“Vejo como algo extremamente necessário e relevante a criação desta CPI, para que possamos investigar a fundo os atos golpistas em comemoração do Dia da Independência, com vistas a se apurar eventuais irregularidades e/ou ilegalidades. Precisamos prestar contas à população brasileira e esperar que mudanças benéficas possam surtir com os trabalhos dessa Comissão”, afirma o deputado.

No requerimento para a criação da CPI, o petista cita, para elucidar o cunho golpista dos atos, a mensagem difundida por Bolsonaro em agosto, em um grupo de WhatsApp, em que conclama seus apoiadores às ruas para efetuarem um “contragolpe”.

Por lei, para a abertura de uma CPI na Câmara, são necessárias assinaturas de 171 deputados. Até o momento, dia após a apresentação do requerimento, José Guimarães conseguiu coletar 44 assinaturas.

Fonte: Revista Fórum

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA