“Isso em meio a um boicote conservador que tirou recursos do SUS e promoveu campanhas de fake news”, destaca o deputado
O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) foi às redes sociais nesta quarta-feira (2) para exaltar a criação de leitos de UTI nos governos Lula e Dilma. Segundo ele, os governos petistas foram responsáveis pela maioria dos 22,6 mil leitos em unidades de tratamento intensivo que o Brasil tem hoje na rede pública.
“Sobre esse papo de leitos, gente, é muito importante esclarecer: os governos @LulaOficial e @dilmabr criaram mais leitos de UTI do SUS do que todos os outros governos somados”, informou o deputado. Padilha, que foi ministro da Saúde no governo Dilma, diz que foram criados 11.678 novos leitos nesse período.
“E não foi só, no caso dos leitos de cuidados intermediários – importantes para aliviar a pressão sobre a UTI – mais de 5.000 dos 5.800 leitos (86%) que temos hoje foram habilitados nos governos Lula e Dilma”, continuou o parlamentar.
“E isso em meio a um boicote conservador que tirou recursos do Sistema Único de Saúde e promoveu campanhas de fake news a programas que vão dos Mais Médicos a campanhas de vacinação”, completou o deputado.
Em fevereiro, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) alertou para a queda no número de leitos de UTI financiados pelo governo federal, em meio a um aumento de casos de Covid-19 em todo país. Na época, secretários apontaram um corte de 4.530 leitos dos 7.717 financiados pelo Ministério da Saúde em janeiro.
Informações: Revista Forum