Mais de 4,4 milhões de estrangeiros visitaram país no período, maior volume da série histórica iniciada em 1970, segundo Ministério do Turismo
De janeiro a abril deste ano, o Brasil bateu recorde de entrada de turistas. De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e com a Polícia Federal (PF), mais de 4,4 milhões de estrangeiros visitaram o país no período, maior volume da série histórica iniciada em 1970.
O resultado divulgado pelo MTur representa 64% da meta estipulada pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) para 2025: 6,9 milhões de visitantes. Na comparação com os quatro primeiros meses de 2024, a alta foi de 51% no fluxo internacional. Somente em abril, o Brasil recebeu quase 690 mil turistas, quantidade 72% superior à contabilizada no mesmo mês do ano passado.
“O PNT traçou metas ambiciosas e ver este avanço reforça nosso compromisso em fazer do Brasil um líder do turismo na América Latina, firmando o desenvolvimento do setor, a geração de empregos e a promoção do Brasil como destino de referência mundial”, explicou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Leia mais: Com Lula, turismo internacional bate recorde e injeta U$ 823 milhões em fevereiro
“Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, comemorou o chefe da pasta.
Ouça o Boletim da Rádio PT:
Argentina (2,1 milhões), Chile (333.592) e Estados Unidos (305.932) são os países que mais enviaram turistas ao Brasil de janeiro a abril. Entre os europeus, destacaram-se Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, com 481.986 visitantes, ao todo.
Plano Internacional de Marketing Turístico
Em 2027, a meta do PNT é de 8,1 milhões de turistas. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, trabalha para que esse número seja alcançado.
“Lançaremos o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, um novo marco, que torna política de Estado o trabalho que estruturamos para organizar a promoção do Brasil. Quanto mais visitantes internacionais, mais movimentação na nossa economia, mais receita, mais emprego e renda”, antecipou.
Na percepção de Freixo, o governo Lula conseguiu resgatar a imagem do Brasil no exterior, o que favorece a ascensão do turismo.
“Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta. Nosso trabalho na Embratur também ampliou significativamente a conectividade aérea com outros países.”
Fonte: Redação do PT Nacional, com informações do Ministério do Turismo e Embratur
Foto: Divulgação Embratur/Sebrae