MENU

Efeito Lula: Brasil bate recorde de turistas no primeiro quadrimestre de 2025

Mais de 4,4 milhões de estrangeiros visitaram país no período, maior volume da série histórica iniciada em 1970, segundo Ministério do Turismo

De janeiro a abril deste ano, o Brasil bateu recorde de entrada de turistas. De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e com a Polícia Federal (PF), mais de 4,4 milhões de estrangeiros visitaram o país no período, maior volume da série histórica iniciada em 1970.

O resultado divulgado pelo MTur representa 64% da meta estipulada pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) para 2025: 6,9 milhões de visitantes. Na comparação com os quatro primeiros meses de 2024, a alta foi de 51% no fluxo internacional. Somente em abril, o Brasil recebeu quase 690 mil turistas, quantidade 72% superior à contabilizada no mesmo mês do ano passado.

“O PNT traçou metas ambiciosas e ver este avanço reforça nosso compromisso em fazer do Brasil um líder do turismo na América Latina, firmando o desenvolvimento do setor, a geração de empregos e a promoção do Brasil como destino de referência mundial”, explicou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Leia mais: Com Lula, turismo internacional bate recorde e injeta U$ 823 milhões em fevereiro

Alcançar mais da metade da nossa meta anual já nos primeiros quatro meses do ano é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, comemorou o chefe da pasta.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Argentina (2,1 milhões), Chile (333.592) e Estados Unidos (305.932) são os países que mais enviaram turistas ao Brasil de janeiro a abril. Entre os europeus, destacaram-se Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, com 481.986 visitantes, ao todo.

Plano Internacional de Marketing Turístico

Em 2027, a meta do PNT é de 8,1 milhões de turistas. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, trabalha para que esse número seja alcançado.

“Lançaremos o Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, um novo marco, que torna política de Estado o trabalho que estruturamos para organizar a promoção do Brasil. Quanto mais visitantes internacionais, mais movimentação na nossa economia, mais receita, mais emprego e renda”, antecipou.

Na percepção de Freixo, o governo Lula conseguiu resgatar a imagem do Brasil no exterior, o que favorece a ascensão do turismo.

“Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta. Nosso trabalho na Embratur também ampliou significativamente a conectividade aérea com outros países.”

Fonte: Redação do PT Nacional, com informações do Ministério do Turismo e Embratur
Foto: Divulgação Embratur/Sebrae

BUSCA RÁPIDA