MENU

Deputado Pedro Uczai: “PEC da Segurança Pública fortalece combate nacional ao crime de maneira inédita”

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) exaltou a proposta do presidente Lula e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que visa a criação de um sistema nacional articulado para enfrentar o crime organizado. Trata-se da chamada “PEC da Segurança Pública”, que propõe a integração entre União, estados e municípios no combate coordenado ao avanço da criminalidade no País. O pronunciamento do parlamentar foi no plenário da Câmara nessa terça-feira (8/4).

“A PEC da Segurança Pública visa à articulação, com estados e municípios deste País, na polícia e nos órgãos de segurança para, de forma integrada, enfrentarmos o crime organizado”, afirmou Uczai. Para o parlamentar, a proposta representa um avanço inédito na coordenação entre polícias estaduais, federais e guardas municipais.

Enfrentamento organizado

A proposta prevê o fortalecimento do Conselho de Segurança Nacional e a criação de um sistema único de segurança pública, com integração de inteligência e ações conjuntas contra facções e milícias.

“Não tem como não comemorar essa iniciativa. O crime se organiza em regiões, em estados, mas também se articula internacionalmente. Hoje, as informações estão desarticuladas, um estado não se comunica com o outro”, pontuou o deputado.

Uczai avalia o projeto como uma resposta urgente de enfrentamento à lógica operacional do crime que desconhece fronteiras administrativas. O petista ainda parabenizou o Presidente Lula, afirmando que “vai contribuir com as polícias militares dos estados, com as polícias civis, com as guardas municipais, com a Polícia Federal e com a Polícia Rodoviária Federal, articulando uma verdadeira política de segurança nacional. Este sim é um governo comprometido com uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária”.

Leia mais: Isenção do IR até R$ 5 mil e PEC da Segurança estão entre as prioridades do governo no Legislativo, afirma Guimarães

Fonte: Elisa Alexandre – PT na Câmara
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

BUSCA RÁPIDA