MENU

Parlamentares denunciam violência policial contra sem-terra em Rio das Pedras, em SP

A bancada estadual de deputadas e deputados da Federação PT/PCdoB/PV manifesta apoio e solidariedade às famílias dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que, nas primeiras horas da manhã da segunda-feira, 7/4, foram violentamente reprimidas e expulsas da manifestação pacífica que realizavam na fazenda Usina São José e Açúcar, situada no município de Rio das Pedras.

A área pertence ao Grupo Farias, responsável pelo crime ambiental que provocou a morte de milhares de peixes do rio Piracicaba, em julho de 2024. Cerca de 400 famílias integravam a ação do MST que faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária.

Trabalhadoras e trabalhadores foram cercados por quinze viaturas da Polícia Militar, com homens portando armamento pesado, e , sem nenhum diálogo, reprimidos com bombas de efeito moral. Uma operação violenta e ilegal, uma vez que não havia decisão judicial de reintegração de posse; uma flagrante ação política autoritária e de opressão ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

São Paulo tem uma dívida histórica com os trabalhadores rurais, acentuada pelo governo Tarcísio que, logo no início de sua gestão, agraciou grileiros com desconto de 90%, para legalizar a tomada de terras públicas.

Há muito tempo a oposição tem apontado a necessidade de políticas públicas e de investimentos para os trabalhadores rurais e pequenos produtores, com destinação de terras públicas para reforma agrária, além de mais recursos para órgãos de controle ambiental.

Nós, deputadas e deputados estaduais, cobramos das autoridades que apresentem os embasamentos legais que justificaram a ação policial contra os trabalhadores e exigimos do governo Tarcísio respeito aos princípios democráticos, que pressupõem diálogo com os movimentos sociais e tratamento digno em relação a todos os cidadãos, inclusive os que resolvam protestar.

Deputado Donato
Líder da bancada da Federação PT/PcdoB/PV, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Fonte: Rosário Mendez – PT Alesp
Foto: MST em SP

BUSCA RÁPIDA