Liberação de recursos para aumento do teto financeiro do custeio de atendimentos de média e alta complexidades aos pacientes do SUS e de um aporte emergencial para cobrir atendimentos extrateto realizados nos últimos anos; credenciamento da instituição à condição de Hospital de Ensino e um novo acelerador linear para tratamento radioterápico de pacientes oncológicos. Esses foram alguns itens da pauta da reunião entre a diretoria da Santa Casa de Araçatuba e Fernando Zar, presidente regional e coordenador macro do Partido dos Trabalhadores (PT).
Interlocutor entre o hospital e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, de quem é amigo pessoal, Zar acompanha essas demandas desde o início do processo de tramitação dos aportes financeiros e, no caso dos demais pedidos, desde que foram apresentados pela diretoria na visita do ministro Padilha ao hospital em agosto de 2023.
Acompanhado de sua esposa Adriana, Zar foi recebido pelo provedor Petrônio Pereira Lima, o secretário José Vitoriano de Andrade Filho, o procurador jurídico Nelson Gratão, o conselheiro Fabio Blaya e Márcio Neres, gestor de Relações Institucionais e Governamentais. O dirigente do partido do presidente Lula confirmou que os convênios relativos aos recursos financeiros já estão aprovados e dependem da liberação no Orçamento da União.
Zar informou que vai agendar audiências para diretores da Santa Casa acompanharem nos ministérios da Educação e Saúde a tramitação dos processos de credenciamento da instituição como Hospital de Ensino e de aquisição do novo acelerador linear.
Fonte e foto: Santa Casa de Araçatuba