A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria da Saúde, deu início a um novo plano de ação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O trabalho busca conscientizar a população sobre os riscos das doenças e eliminar possíveis criadouros. A operação inclui uma série de atividades estratégicas, como vistorias, bloqueios, nebulização veicular com aplicação de inseticidas e mutirões para coleta de materiais que possam acumular água, com uma equipe de 35 Agentes de Combate a Endemias que trabalha diariamente percorrendo bairros da cidade para recolher materiais e recipientes, orientar moradores, fiscalizar residências e empresas, além de realizar aplicações de inseticidas.
O prefeito em exercício, Diego Mingorance visitou alguns bairros junto à equipe da Secretaria de Saúde nesta semana. Ele reforça que o plano atual vai além da eliminação de criadouros, pois busca conscientizar os moradores sobre a importância do descarte adequado de materiais e da manutenção de ambientes limpos. “A Prefeitura reforça a necessidade de colaboração da população, permitindo o acesso das equipes às propriedades e adotando medidas preventivas, como tampar caixas d’água, limpar calhas e remover recipientes que acumulem água. Desta forma com o trabalho coletivo entre o Poder Público e a população, conseguiremos reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e proteger a nossa saúde”.
Entre os itens recolhidos pelas equipes durante os mutirões estão pneus, latas, sucatas, vasilhames, vasos, pias e outros objetos que possam reter água parada. Nesta semana, os trabalhos se concentraram nos bairros de Silvânia, jardim Morumbi, residencial Maria Cândida, vila Pereira, jardim Santa Rosa e Cohab João Vital.
Durante as vistorias realizadas, as equipes ainda estão identificando um grande número de recipientes com água parada, muitos deles contendo larvas de mosquitos. “Isso evidencia que a falta de cuidados por parte de alguns moradores representa um desafio significativo. Diariamente, os servidores coletam mais de dois caminhões de materiais em cada bairro visitado, o que reforça a necessidade urgente de maior conscientização e engajamento da população no combate a esse problema.”, alertou o secretário Orivaldo Ademir Reguin, o Faro.