Retrospectiva 2024
Apesar de os incêndios criminosos que atingiram o Brasil, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) afirma que “temos boas notícias na agenda ambiental”. O Brasil teve uma redução de 30% no desmatamento em 2024. “O resultado é fruto dos esforços do presidente Lula e da ministra Marina Silva articulando as iniciativas do governo para enfrentar a crise climática”, salienta.
Tatto diz que na Câmara seguiu a sua “luta por um País mais justo e sustentável”. O parlamentar apresentou projetos de lei e várias iniciativas de valorização da biodiversidade e em defesa dos animais. “Lutamos em defesa dos direitos dos povos tradicionais, dos trabalhadores rurais sem terra e do povo palestino, vítima dos crimes cometidos pelo governo de Israel”, enfatiza.
Leia Mais: Com o voto do PT, Câmara aprova criação da Política Nacional de Visitação de Parques Ambientais
Meio ambiente
Na Comissão de Meio Ambiente e na Mista de Mudanças Climáticas, Nilto Tatto coordenou a atuação da Bancada do PT na Câmara. O deputado participou de eventos como a Conferência de Solidariedade à Resistência Palestina, na Turquia, a Semana da Energia no Paraguai e a COP-29 no Azerbaijão, contribuindo na formulação e adoção de medidas de enfrentamento à crise climática e combate às desigualdades durante a COP29.
Como coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Tatto diz que busca incidir no debate ambiental no Congresso e na sociedade. A Frente lançou uma cartilha de orientações para a comitiva brasileira na COP, a Plataforma Ambiental Eleitoral; além de divulgar os projetos prioritários para enfrentar a crise climática e aqueles que mais ameaçam o meio ambiente.
“Nos levantamos também contra os projetos de construção da termoelétrica de Caçapava e o de privatização das praias”, cita.
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Nilto Tatto
PT na Câmara
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados