O deputado federal José Guimarães (PT-CE) citou a necessidade da aprovação de uma renda cidadã que está sendo discutida na Câmara: “Defendemos uma renda que faça frente às condições de miséria que o Brasil já está vivendo e vai piorar ainda mais pós-pandemia”.
Para o deputado, que é líder da Minoria na Câmara, o governo de Jair Bolsonaro está deixando o país à revelia de tudo, com falta de políticas públicas. “O Estado brasileiro, o país, o governo brasileiro, silencia-se e não toma medidas absolutamente necessárias para enfrentar a Covid-19. Não adianta os deputados da base aliada subirem à tribuna e anunciarem que o governo Bolsonaro tem compromisso e está ajudando o país. Não está. Vou repetir, não está. Os estados estão sobrevivendo por conta e risco deles. Até mesmo o projeto de socorro aos estados e municípios, aprovado por esta Casa, só teve a primeira parcela efetivada nesta terça. É um governo lento, incompetente e que não tem capacidade política alguma de oferecer saídas para a grave crise sanitária que o Brasil vive”, declarou.
José Guimarães ainda declarou que é necessário que o auxílio emergencial seja prorrogado por no mínimo mais três meses e que nesse período seja discutida a renda cidadã para a população.