MENU

Odair Cunha rechaça tentativa do presidente da Argentina de enfraquecer o Mercosul

«O bloco é mais forte e perene do que os delírios ultraliberais do argentino»

O líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), rebateu as investidas do presidente da Argentina, Javier Milei, contra o Mercosul. O parlamentar sublinhou que “merece toda a repulsa” a tentativa do político argentino de ultradireita de minar o projeto de integração ao propor negociações bilaterais com terceiros países, solapando a Tarifa Externa Comum e a União Aduaneira.

“Num mundo em crescente turbulência, com forte desarranjo das cadeias globais de valor, acentua-se a tendência de se investir em redes regionais de produção, amparadas em políticas estatais de desenvolvimento sustentável. Nesse cenário, o Mercosul, fundado em 1991, adquire importância ainda mais estratégica”, escreveu Odair Cunha em artigo intitulado Mais Mercosul, Menos Milei, publicado pela revista Carta Capital.

“A despeito dos números positivos e das conquistas ao longo de mais de três décadas, ele (Milei) não percebeu que Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, agora reforçados com a presença da Bolívia, só têm vantagens com a união e a integração,” criticou o parlamentar.

Ele frisou que as cifras comprovam o quão lucrativo é, sob todos os aspectos, incrementar a integração. “O bloco é uma das maiores economias do mundo, com um Produto Interno Bruto de US$ 2,8 trilhões, o que o coloca como a sétima maior economia do planeta”.

Odair acrescentou que graças à integração, o comércio intrazona cresceu mais de 1000 % em três décadas. Em 2021, superava os 40,6 bilhões de dólares, ante os 4 bilhões de dólares ao ano em 1991. Excetuando-se a Bolívia, recém ingressada, os parceiros do bloco ocupam o 4º lugar das exportações do Brasil, que constitui mercado número 1 das exportações da Argentina, Paraguai e Uruguai. Há três décadas o Brasil é o principal importador da Argentina.

Além das conquistas econômicas e comerciais, o Mercosul avançou em outras áreas, graças à criação da União Aduaneira, o pilar fundacional do bloco. “É com ela que são construídas outras dimensões do que prevê o Tratado de Assunção”, escreveu o líder do PT, citando a livre circulação de pessoas, criação de instituições supranacionais como o Parlasul e estabelecimento de uma cidadania comum, que levou até à instituição de um passaporte do Mercosul.

“O processo de integração vai muito além da desgravação tarifária. Recuar para apenas uma área de livre comércio prejudicaria todos”, observou.

Odair destacou a importância da força do bloco em negociações internacionais, já que “um só país tem menos força do que cinco”, e ressaltou que a “flexibilização e modernização, como quer Milei, são fantasias neoliberais”. E completou: “O Mercosul é uma conquista dos povos do Cone Sul e deve ser fortalecido. Quanto mais integração, melhor para todos os sul-americanos.”

Foto: Gabriel Paiva
Fonte: Site do PT na Câmara

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA