Ilka Pereira Batista, a “Dra. Ilka”, é advogada militante na cidade de Arujá há mais de 30 anos. Se tornou conhecida pela defesa do direito à moradia de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente no Parque Rodrigo Barreto e Centro Residencial. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde o ano de 2011, esteve presente na organização partidária, sendo membro da direção e atuante nos posicionamentos e lutas por melhores condições de vida para a população de Arujá. É pré-candidata a vereadora pela Coligação “Amor por Arujá” -´PT, PC do b, PV e PSOL.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
Nasci em Arujá, sempre estudei em escola pública e me formei em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes. Ao pegar o diploma, em 1992, passei a usá-lo em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade. Tenho profundo respeito e gratidão especialmente pela população do Parque Rodrigo e Centro Residencial. Eles acreditaram em mim e no meu trabalho, e eu abracei a causa deles com meu conhecimento e todas as minhas forças e lealdade.
É importante a presença da mulher na política, que embora seja mais de 53% do eleitorado nacional, não ocupa de maneira efetiva as cadeiras de representação política.
Quais prioridades de sua pré-candidatura?
Minha luta é pela garantia dos direitos do cidadão araujense, para que todos possam viver numa cidade que realmente entregue qualidade de vida, meio ambiente equilibrado e condições dignas no âmbito da prestação de serviço na esfera municipal, e com isso, que cada morador de Arujá possa ter a confiança de que existe dentro da Câmara Municipal uma representante que sempre zelará pelos seus interesses e que nossa cidade prospere sempre em favor do povo.
Conheço bem a grande desigualdade social e as deficiências dos serviços públicos essenciais em nosso município como saúde, educação e segurança, pois sempre estive na defesa dos direitos das pessoas em condições de vulnerabilidade.
A atuação junto ao serviço de assistência judiciária gratuita mantida pelo Estado me coloca em constante proximidade da população.