O professor Germano, liderança do PT em Cajati e pré-candidato a prefeito, é um dos principais articuladores do Governo Lula no município. Nesta entrevista, ele fala da importância de melhorar os serviços de Saúde e destaca que, embora a cidade tenha o maior parque industrial da região, os moradores se ressentem da falta de oportunidade de trabalho, pouco acesso à Cultura e à Educação. Ele defende a busca de parcerias para que a Prefeitura possa apoiar o desenvolvimento e gerar mais riqueza e oportunidade para todos.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
Estamos vindo de um processo de fortalecimento do partido. Tivemos resultados fantásticos nas últimas eleições estaduais e em âmbito nacional. Temos cerca de 6 mil eleitores que votam em nossos candidatos. Estamos motivados.
Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?
Ainda estamos discutindo e elaborando, mas a minha principal bandeira para a cidade é a Saúde. Os prefeitos até aqui não conseguiram encontrar uma maneira de deixar a população satisfeita com o atendimento prestado no nosso ambulatório, que oferece os primeiros atendimentos e, em casos mais graves, as pessoas são encaminhadas para os hospitais regionais – Pariquera-Açu ou Registro.
Quais as três áreas prioritárias que serão apresentadas em sua pré-campanha?
A Saúde será prioridade zero e começarei a cuidar já no primeiro dia de gestão. A partir de um bom diagnóstico do atendimento, da estrutura oferecida, vamos melhorar tudo que for necessário, desde o acolhimento, a triagem, dando agilidade e acomodações adequadas; contratar mais médicos especialistas; agilizar a realização de exames; oferecer medicamentos na farmácia de forma satisfatória; oferecer transporte para os hospitais com segurança, conforto e acompanhamento de profissionais qualificados, Outra medida que considero possível é a instalação de uma maternidade, que poderia atender a outras cidades próximas como Barra do Turvo, Jacupiranga e Eldorado.
A geração de empregos é outra questão prioritária. Temos setores econômicos importantes que são a agricultura – agronegócio e agricultura familiar – e o maior parque industrial do Vale do Ribeira, que abriga três grandes empresas de porte nacional. Precisamos fazer parcerias para promover o desenvolvimento, dialogar sobre como a prefeitura pode colaborar para a ampliação da oferta de emprego. Se forem feitas algumas modificações no parque industrial poderia facilitar a exploração de minério, que é a base da industrialização de nossa cidade.
Também precisamos promover os pequenos negócios, que são importantes empregadores de mão de obra, e apoiar a qualificação profissional em parceria com o Sebrae.
Além dessas duas áreas, a Educação, que é minha especialidade, também é prioridade. Cajati não tem ensino superior presencial. Os estudantes são obrigados a se locomover para Registro. Precisamos resolver isso, que é uma das causas de nossos filhos, nossos jovens irem embora de nossa cidade, tanto que Cajati em vez de aumentar sua população vem encolhendo.
A cultura não é valorizada, não tem teatro, incentivo a expressões artísticas. Temos que envolver as escolas e viabilizar espaços de apresentação, trazer eventos de fora, entre outras ações.
Esporte é a mesma coisa: formar equipes, formar futuros campeões através de programas de futebol de salão, basquete, natação, que aproveitem esse potencial dos jovens para que eles tenham alternativas.
Além dessas áreas, também o transporte, a segurança, a iluminação pública. São muitas melhorias a serem feitas.
Como pretende solucionar os problemas da cidade?
Primeiro tem que fazer o diagnóstico, ouvir a população, ir pessoalmente conversar nos bairros e promover uma gestão participativa. Perdendo ir a associações de bairro, reuniões de igreja e outros espaços de diálogo para discutir os problemas. Acredito que a partir dessa proximidade, de uma gestão participativa podemos dimensionar melhor o problema e construir a verdadeira solução. Aquilo que nossos próprios recursos possam resolver, vamos resolver e no caso de problemas mais complexos, que não estejam ao alcance do município, a solução vai estar nas parcerias, como no caso da expansão do parque industrial, formação de mão de obra e outros. Terei o privilégio de ter dois anos de Governo Lula para buscar apoios.
Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?
Todos os investimentos do Governo Lula fazem muita diferença. Temos recebido muito apoio também dos deputados como o deputado federal Carlos Zaratini (PT), a deputada estadual Ana Perugini (PT), o ministro Alexandre Padilha, principalmente na área da Saúde. Fomos agora contemplados com uma UBS (Unidade Básica de Saúde) do PAC Seleções, além de mais 3 profissionais do Mais Médicos – totalizando 06. Em outras áreas também são fundamentais os investimentos do Governo Lula como o Minha Casa, Minha Vida; Luz para Todos. A cidade toda já foi beneficiada e conheço muitas pessoas atendidas.
Minibio
Nome: Germano Luiz Ferrari Busato (Professor Germano)
Cidade Natal: Santos (SP)
Data de Nascimento: 05/05/1958
Profissão: Químico/Professor
Cargo atual: professor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e de Fertilizantes do Vale do Ribeira
Atuação na sociedade: Como professor e dirigente sindical.