Como parte da programação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em comemoração aos 174 anos da cidade, na última sexta-feira (7), foi marcada pela inauguração da exposição “Juiz de Fora: cidade sensível, cidade visível” no Museu Mariano Procópio. Uma cerimônia solene com a presença de autoridades, da prefeita Margarida Salomão, servidores da instituição, integrantes do Conselho Amigos do Museu e de profissionais de setores históricos e culturais da cidade foi realizada para a ocasião. O evento contou ainda com a apresentação musical do duo Nara Pinheiro e Márcio Guelber.
A exposição, que fica localizada no porão da Villa Ferreira e poderá ser visitada pelo público geral a partir de sábado, 8, aborda temáticas como arquitetura, urbanização e industrialização, cultura e sociedade, e cenas do cotidiano e traz fotografias que mostram parte das mudanças e permanências da cidade ao longo dos anos. Além disso, documentos, como um esboço feito por Bernardo Mascarenhas para a usina da Cia. Mineira de Eletricidade, pinturas de Dnar Rocha e esculturas de Carlos Bracher poderão ser vistos nas projeções feitas nas paredes do espaço.
O Museu Mariano Procópio foi aberto em sua totalidade no último ano pela PJF, tendo como uma das novidades a abertura do porão da casa pela primeira vez ao público. O espaço, que funcionava como um espaço de trabalho da moradia dos Lage e abrigava espaços como a cozinha, tem recebido pequenas exposições ao longo do primeiro ano e, pela primeira vez, recebe uma mostra com projeções, mostrando assim suas possibilidades expositivas.
A nova exposição pode ser visitada pelo público a partir deste sábado, às 10h30. Assim como as outras exposições, o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h. As entradas podem ser feitas pela Rua Mariano Procópio, 1100 e pela Rua Dom Pedro II, 350, que conta com acesso para o estacionamento para grupos prioritários e pessoas com dificuldade de locomoção.
Foto: Maria Thereza Lopes – Site da Prefeitura de Juiz de Fora
Fonte: Site da Prefeitura de Juiz de Fora