MENU

Frente Parlamentar coordenada por Simão Pedro recebe secretária nacional Ana Estela Haddad para debater Saúde e objetivos da ONU

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (7), o lançamento da Frente Parlamentar criada em defesa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar – foi o tema da reunião, que contou com uma palestra da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.

Coordenada pelo deputado Simão Pedro (PT), a Frente conta com o apoio de 19 parlamentares e foi criada para promover o debate sobre os caminhos para o cumprimento das metas da agenda de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas.

A iniciativa mundial lista 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que devem ser alcançados pelos países signatários em diferentes áreas até 2030.

“A ideia da Frente é canalizar e discutir cada um dos objetivos. Começamos pela Saúde, porque não tem desenvolvimento sustentável sem incluir os aspectos para uma vida saudável e de qualidade”, disse o deputado Simão Pedro. “Vamos fazer debates, ouvir autoridades, trazer experiências aqui para a Alesp”, completou.

A deputada Marina Helou (Rede), uma das apoiadoras do Colegiado, coordenou a Frente durante a Legislatura anterior (2019-2023). Ela também participou do relançamento. “Conseguimos avançar bastante e conseguimos classificar as emendas deste Parlamento a partir das ODSs. Tenho certeza que vamos avançar ainda mais com esse tema que é urgente”, disse.

A mesa da reunião que debateu o tema contou com a presença da diretora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Roseli de Deus Lopes; da vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Adriana Martins; da superintende do Ministério da Saúde em São Paulo, Cláudia Maria Afonso; do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Sérgio Cleto; e do secretário do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, Rubens Moriya.

Saúde

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Esse é o lema do ODS 3 da agenda da ONU. A meta descreve diferentes aspectos da vida e se divide em indicadores que devem ser melhorados em todo o mundo, como a taxa de mortalidade infantil e a cobertura da atenção primária à Saúde.

“A gente trabalha com o conceito da integralidade da atenção à Saúde, e no SUS, entre os princípios dele, está muito presente a questão intersetorial”, explicou a secretária nacional de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. “Se você não tem saneamento básico, você não tem saúde. Se você não tem Educação, você não tem saúde”, completou.

Em sua apresentação, Ana Estela falou sobre as ações do Ministério da Saúde e sobre os esforços do Governo Federal junto aos estados para a implementação de tecnologias que contribuam para a universalização da Saúde.

“Uma das dimensões da saúde digital, além do prontuário eletrônico, é a gente trabalhar com tomadas de decisão baseadas em sistemas de informação”, disse a secretária, que também abordou o crescimento da telessaúde. “O SUS já fazia isso desde 2006, mas depois da pandemia todos viram que vale a pena. Hoje a gente contabiliza os créditos de carbono que, ao se evitar deslocamentos, a gente acumula créditos para nossa biosfera”, afirmou.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317692207/

Fonte: Matheus Batista/ Alesp
Foto: Larissa Navarro/ Alesp

BUSCA RÁPIDA