A sede do SinSaúdeSP recebeu centenas de militantes petistas para o evento “20 anos do Bilhete Único em São Paulo – Rumo à Tarifa Zero”, para comemorar e relembrar a implantação de uma das principais marcas da gestão do PT na cidade. Organizado pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), o encontro contou com a participação de Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato a prefeito de São Paulo, e sua vice, Marta Suplicy.
Tatto, que foi o Secretário Municipal de Transportes durante os governos de Marta Suplicy e Fernando Haddad, foi o responsável pela implantação do Bilhete Único na cidade de São Paulo em maio de 2004.
O evento teve início com a apresentação de um vídeo, que trouxe um panorama geral da implantação do BU, bem como apontou para o futuro das políticas públicas de mobilidade urbana: a Tarifa Zero no transporte público.
“Foi uma proposta revolucionária para a época, pois a pessoa poderia pegar quantas conduções precisasse no prazo de 2 horas. Após 20 anos, isso significou mais de 51 bilhões de passageiros transportados e 12 bilhões de integrações. A economia estimada é de R$ 55 bilhões para os usuários”, comentou Jilmar Tatto.
Em sua fala, o deputado federal lembrou que no início muitas pessoas eram contra. “Me falaram que o Bilhete Único era uma ideia maluca, que ia virar um caos a cidade, uma bagunça, mas está aí dando certo”.
Tarifa Zero
Além de fazer retrospecto histórico, o evento também serviu para falar sobre o futuro. Um dos principais defensores da Tarifa Zero na Câmara Federal como política de mobilidade, Tatto disse acreditar que São Paulo reúne condições para implantá-la, mas que deve ser de maneira progressiva: “O debate da Tarifa Zero tem que ser um debate responsável. Não precisa ser de uma hora pra outra. Nós queremos Tarifa Zero para melhorar a qualidade dos ônibus. Você pode fazer para quem está desempregado, para quem é do CadÚnico, há várias formas”.
Em sua fala, Marta Suplicy relembrou dos tempos em que foi prefeita e das dificuldades que passou ao lado de Tatto para transformar o transporte em São Paulo, mas também ressaltou a importância de pensar uma política de mobilidade que tenha preocupação ambiental. “Temos que pensar em uma cidade mais verde e sustentável, com um transporte que tenha uma tarifa mais justa ou nenhuma tarifa”.
Pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos afirmou que o Bilhete Único foi é uma política de democratização da cidade. “Reduziu para uma condução só, possibilitando que o povo possa andar pela cidade e fazer as suas coisas”.
Também, caso eleito, assumiu alguns compromissos com o público presente. “Nós queremos ampliar a Tarifa Zero na cidade de São Paulo para beneficiar as pessoas que mais precisam. Não dá pra fazer como estão fazendo: Tarifa Zero e ônibus zero. Não pode ser assim. O segundo compromisso é que nós vamos garantir que tenha mais ônibus para acabar com a superlotação. Não é só domingo não, mas todos os dias. Hoje a prefeitura paga mais para as empresas e tem ônibus parado nas garagens.”
Boulos aproveitou para fazer uma crítica ao atual prefeito Ricardo Nunes: “Esta gestão que está aí falou que ia fazer 40 quilômetros, mas não fez nem quatro. Nós vamos garantir corredor na Radial Leste, o perimetral Leste. Nós vamos tirar do papel os corredores que estão previstos para a cidade de São Paulo”.
Críticas à atual gestão
Parlamentares e lideranças políticas estiveram presentes, falaram sobre a importância do Bilhete Único para o povo paulistano, e também aproveitaram para criticar a atual gestão do prefeito Ricardo Nunes. “Não adianta colocar ônibus de graça aos domingos, mas deixar as pessoas esperando 30 ou 40 minutos e quando chegam, os veículos estão lotados”, afirmou o vereador Jair Tatto.
De acordo com o também vereador Senival Moura, uma das coisas que mais custam no bolso do trabalhador é o transporte. “Precisamos de políticas públicas que permitam o povo se locomover, para ter acesso à saúde, educação ou poder procurar um emprego. Não essa Tarifa Zero de ‘faz de conta’ que está aí”.
O deputado estadual Dr. Jorge do Carmo falou da importância de uma aliança progressista retornar ao comando da cidade. “Precisamos de uma gestão que faça a Tarifa Zero no transporte de verdade, pois o povo já paga o serviço através dos impostos, assim como no serviço de saúde. Por isso precisamos de alguém com coragem e capacidade”.
Fonte: Redação do PT Nacional
Foto: César Ogata