MENU

“Quem espalha fake news tem que ser tratado como criminoso”, adverte Pimenta

“Não vamos tolerar que ações mal-intencionadas comprometam o trabalho de resgate e salvamento de vidas”, adverte o ministro da Secom Paulo Pimenta

“Indústria” de mentiras compromete esforço para salvar vidas

A Polícia Federal (PF) e a Advocacia Geral da União (AGU) estão investigando, a pedido do governo federal, parlamentares e influenciadores bolsonaristas que propagam fake news sobre as ações de salvamento e amparo à população do Rio Grande do Sul atingida pelas enchentes.

Nesta terça-feira (7), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, encaminhou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, com a solicitação para a apuração, identificação e responsabilização dos que disseminam mentiras sobre a catástrofe.

Paulo Pimenta repostou o presidente Lula na rede X. “Brasil unido pelo Rio Grande do Sul. Sem fake news, com solidariedade e apoio ao povo gaúcho”, escreveu Lula na publicação que informa sobre o acionamento da PF e PGR e orientações para quem quiser ajudar.

Em outra postagem, junto com vídeo postado nas redes sociais, Pimenta comunicou sobre a abertura das investigações sobre a disseminação de fake news a respeito das medidas emergenciais adotadas no Rio Grande do Sul, que têm circulado amplamente nas redes sociais.

“Quem está se aproveitando da tragédia que vivemos para cometer crimes, seja nas regiões afetadas pelas chuvas ou no ambiente digital, será investigado e responsabilizado conforme a lei. Não vamos tolerar que ações mal-intencionadas comprometam o trabalho de resgate e salvamento de vidas”.

Ao manifestar sua indignação, o ministro ressaltou que diante de pessoas trabalhando 24 horas, várias noites sem dormir, colocando suas vidas em risco para salvar os que precisam, “tem uma indústria de fake news alimentada por parlamentares e influencers que se dedicam a atrapalhar o esforço para salvar vidas” e classificou essas pessoas como “quintas colunas”.

“Quinta coluna tem que ser tratada como criminoso. Elas estão sendo prejudiciais ao esforço que está sendo feito. Não é possível que no meio de um grande esforço como esse de união, com milhares de pessoas voluntárias, a gente assista gente disseminando mentiras. É preciso de forma exemplar identificar e responsabilizar quem está cometendo crime, atrapalhando o trabalho”.

Avaliação do comandante militar do Sul embasou decisão

A determinação do governo federal à PF e PGR foi expedida durante reunião nesta terça-feira (7), da equipe do governo federal na sala de situação montada para unir esforços em socorro à população gaúcha, conforme divulgação da Agência Brasil.

O comandante militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, relatou o impacto da propagação de notícias falsas nas operações de salvamento, com mentiras sobre retenção de donativos, transporte de oxigênio e situações que envolvem hospitais. “Notícias que causam ainda mais apreensão a uma população fragilizada pelas inúmeras perdas”, fiz a matéria da Agência Brasil.

Após a análise do comandante, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, determinou a adoção de medidas para impedir o comprometimento do trabalho de salvar vidas.

“Estamos falando de vidas humanas, de uma sociedade exposta a uma calamidade dramática. Não permitiremos que um absurdo como esse comprometa toda a organização e a comunicação”, afirmou Costa.

“A AGU, em apoio à Secom, está atuando para identificar esses atores do ecossistema desinformacional. Vamos apresentar ações judiciais com um pedido de retirada de conteúdo, direito de resposta e indenização por dano moral e coletivo”, destacou o ministro Jorge Messias, da AGU, ao informar que o Ministério da Justiça acionará as ações criminais cabíveis contra quem está promovendo as fake news.

React contra deputado mentiroso

Estarrecido com as mentiras ditas por um deputado na tribuna da Câmara, Pimenta escreveu: “A cara de pau de quem vai para a tribuna mentir! Vamos seguir compartilhando a verdade!” e postou um react em que diz

“Eu lamento profundamente que um deputado vá para a tribuna inventar que a Janja estava no show do Madonna e pior, dizendo que ele a viu. Além de mentir ele acredita na própria mentira, dissemina o ódio, a desinformação, as fake News, num momento que que o Brasil precisa de união
Qual é o objetivo dessas pessoas a não ser prejudicar aqueles que estão lutando para salvar vidas? Eu realmente lamento profundamente, me entristece, me envergonha”, desabafou o ministro, ao dizer de pessoas que deveriam ter um mínimo de conduta, mas assumem um triste papel de atrapalhar e “fazer com que a energia que deveria ser para salvar vidas tenha que ser usada para desmentir. Isso que realmente é uma coisa abominável e sem escrúpulos”.

ANTT publica nota desmentindo fake news

Diante de mentiras flagrantes sobre o trânsito de veículos que levam ajuda à região afetada , a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se viu obrigada a soltar nota de esclarecimento que foi repostada por Pimenta.

A nota diz que a ANTT não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao RS e sim fazendo um procedimento simplificado de fiscalização.

“Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos”, diz a nota.

Fonte: pt.org.br

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA