A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), inaugurou nesta última quinta-feira (18), a primeira etapa das obras de macrodrenagem do bairro Santa Luzia, além da nova iluminação do Parque da Lajinha. O novo vertedouro do Parque da Lajinha tem como objetivo fazer do lago do parque uma grande bacia de retenção de águas de chuva, impedindo o alagamento em outras regiões da cidade. Além disso, 44 novas luminárias LED, com potência de 100W cada, foram instaladas ao longo do parque, para trazer mais conforto e segurança aos transeuntes.
“Esse vertedouro do Parque da Lajinha é uma grande sacada, pois a gente abaixa o nível da água quando precisa e retemos as águas que estão no bairro Aeroporto. O vale de Santa Luzia, que é uma grande bacia, recebe água de diversas regiões, é muita água que chega, e quando chega, não dá conta. Chegamos a ter uma comunidade muito sofrida, que há muitos anos reclama uma solução mais definitiva pelo poder público. Por isso estamos investindo pesado e corajosamente para enfrentarmos e solucionarmos de vez este problema histórico”, afirma a prefeita.
Como explica o secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, o novo vertedouro garantirá que o córrego Santa Luzia não aumente de vazão com as chuvas que caem em outras partes. “Essa é a primeira etapa da obra do controle de cheias do bairro Santa Luzia. Vamos utilizar o lago do Parque da Lajinha como um reservatório, como uma bacia de detenção de tudo aquilo que chove em outros pontos, como no bairro Aeroporto. Tudo o que chove neste bairro, vai para o lago do Parque da Lajinha. Esse lago, com o acúmulo de água, acaba subindo e verte em direção ao córrego Santa Luzia. O que foi feito, então, é segurar toda a chuva destes locais, segurar essa água no Parque da Lajinha, até que, com a estiagem, a gente possa, aos poucos, abrir esse vertedouro, para que não haja um acúmulo de água no córrego Santa Luzia, impedindo assim os alagamentos no bairro”
A nova estrutura do Parque da Lajinha possui capacidade de retenção de até 12 milhões de litros de água, o equivalente a seis piscinas olímpicas. O novo equipamento é uma das partes mais importantes de uma barragem, pois é por meio dele que nos tempos de chuvas intensas é permitida a evacuação da água de forma segura, evitando que a mesma passe por cima da barragem, gerando uma sobrecarga na estrutura.
Essa foi a primeira etapa do programa de macrodrenagem da bacia do córrego de Santa Luzia, dentro do projeto Juiz de Fora +100, que busca eliminar os problemas históricos de enchentes e alagamentos em diversas regiões do município. Além da prefeita Margarida Salomão, estiveram presentes no evento o secretário de Obras, Lincoln Santos; os vereadores José Márcio Garotinho e Bejani Jr; Rodrigo Mendonça, diretor da empresa Estrela Urbanidade; José Eduardo Modesto do Patrocínio, inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea); e as lideranças comunitárias do bairro Santa Luzia, João Victor e Sebastião Augusto Ferreira.
Foto: Site da Prefeitura de Juiz de Fora
Fonte: Site da Prefeitura de Juiz de Fora