MENU

João Cardoso: “Vou a Brasília conversar com o Ministro Padilha e conseguir mais recursos para Ilhabela”

A preocupação com o presente e principalmente com o futuro de Ilhabela estão entre as causas que o arquiteto e portuário João Carlos Cardoso abraçou há mais de uma década. Preocupação, inclusive, que o levou a pesquisar questões relacionadas à ilha num mestrado em Planejamento e Gestão de Território na Universidade Federal do ABC.

Membro do Diretório do PT de Ilhabela e pré-candidato a vereador no município, agora João parte para a prática e prepara-se para ir a Brasília, entre os dias 24 e 25 de abril, para conversar com a equipe do ministro de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha. Ele vai apresentar alguns de seus projetos para o município, além de solicitar mais recursos.

Desde a eleição do Presidente Lula, João tem conversado com o ministro e sua equipe para viabilizar recursos e programas para Ilhabela.

Ilhabela tem a maior porcentagem de moradores sem abastecimento de água adequado no Estado de SP

Dentre as preocupações de João, está a privatização da Sabesp que o Governo de São Paulo quer realizar e que poderá encarecer e piorar a situação da água e do esgoto no município. Recentemente, o portal G1 publicou matéria com dados do IBGE informando que Ilhabela é o município com a maior porcentagem de moradores sem abastecimento de água adequado em todo o Estado. “Ilhabela, hoje, tem aproximadamente 7% da população sem água com tratamento adequado e sem esgoto sanitário em suas residências. Ou seja, são cerca de 2300 pessoas nessas condições”, afirmou João.

Ele também explica que este é um dos mais graves problemas do município pois afeta os empregos e a economia da cidade: “Isso se reflete diretamente na maior riqueza que temos e oferecemos aos turistas, que é o que gera a maior parte dos empregos na ilha: as nossas praias. Recentemente a Cetesb divulgou a lista de praias impróprias e Ilhabela tem a maior quantidade delas em todo o litoral norte de São Paulo”, justificou.

Nesse ponto o arquiteto João Cardoso pensa em programas como o Minha Casa, Minha Vida para o município. “Meu objetivo é encaixar o máximo de programas do Governo Lula com os projetos que estou desenvolvendo para a cidade. Por exemplo, eu resolvo vários problemas ao trazer moradia do Minha Casa, Minha Vida para as populações não servidas com água e esgoto. Além de dar moradia digna, diminuindo o déficit habitacional, também diminuo as construções em áreas de risco e ainda ajudo a preservar e manter limpas as nossas praias. Ilhabela tem 20% de suas habitações em áreas de risco. Isso está mapeado pelo Centro Estadual de Controle de Desastres”, explica João.

João Cardoso vai a Brasília falar com o Ministro Padilha e obter mais recursos para Ilhabela

Na ida à Capital Federal para se encontrar com o Ministro Padilha e sua equipe, João Cardoso irá solicitar novos recursos e programas para o município. Só em 2023, o governo federal transferiu para Ilhabela quase R$ 100 milhões de reais para aplicação em obras e serviços públicos. E dentre as ações que João Cardoso quer ver ampliadas está o Farmácia Popular que atendeu mais de 400 pessoas do município com medicamentos de graça só no último mês de fevereiro. “Quero solicitar ao ministro a ampliação do Farmácia Popular e também do Brasil Sorridente, que hoje tem 9 equipes atuando em Ilhabela”, explicou João.

Na mesma linha de criar projetos no município que possam ser combinados com programas federais e assim ampliar seus efeitos, João quer criar um programa de renda mínima municipal que seja um complemento ao Bolsa Família que atende mais de 2 mil famílias de Ilhabela atualmente. O Auxílio Gás também beneficia quase 500 famílias do município. “Com esse complemento, toda família de baixíssima renda de Ilhabela teria direito a receber ao menos um salário mínimo. Isso é digno”, conclui João.

Padilha é parceiro de Ilhabela

Padilha é um grande parceiro de Ilhabela. Como Ministro da Saúde do Governo Dilma (2011-2014) conquistou 1 vaga do Programa Mais Médicos para o município; fortaleceu o Programa Farmácia Popular, atingindo 2 unidades pela cidade e beneficiando mais de 2,4 mil pessoas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma e 1,8 mil pessoas beneficiadas com medicamentos para doenças crônicas como remédios para rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e também fraldas geriátricas com descontos de até 90%; destinou recursos para a construção de 1 posto de saúde e a reforma e ampliação de outras 3 unidades de saúde; e investiu nas equipes de Saúde da Família, do Brasil Sorridente e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com 1 ambulância.

A cidade de Ilhabela está localizada no Litoral Norte do estado de SP. Conta com população de 34.934 habitantes (Censo 2022) e está distante cerca de 200 km da capital paulista.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA