O deputado Maurici (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, recebeu, nesta quarta-feira (3), o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, uma comitiva formada pela cônsul-geral dos Países Baixos no Estado de São Paulo, Wieneke Vullings, e o subsecretário de ações institucionais e comércio exterior da Secretaria de Negócios Internacionais, Thiago Nogueira.
O objetivo dos encontros foi promover os termos de cooperação entre os dois países e o Brasil, especialmente São Paulo, e estabelecer políticas para fortalecer o intercâmbio entre as nações.
Durante a recepção, Maurici explicou como ocorrem os trabalhos do Parlamento Paulista. “Nossa Comissão está na segunda Legislatura, formou-se há seis anos. Por isso, nossa atuação ainda é nova e incipiente, mas estamos buscando trabalhar de forma cada vez mais eficaz. Atualmente, existem 118 representantes estrangeiros no estado de São Paulo, perdendo para Brasília e, mundialmente, para Nova York”, disse o deputado.
Executivo
O subsecretário Thiago Nogueira comentou que a Pasta é sempre procurada por representações estrangeiras para o exercício desse tipo de atividades. “Esse ano é muito importante porque o Brasil está sediando as reuniões do G20 [grupo das 20 maiores economias do mundo]. Então, nosso país está atraindo mais atenção internacional e, consequentemente, o Estado de São Paulo vai receber parte dessas delegações”, disse ele.
O assessor de negócios ainda apontou que os estrangeiros têm interesse em conhecer a atuação do Parlamento Paulista, já que a Comissão de Relações Internacionais é bem ativa. “Para nós, do Governo Estadual, é importante que o Legislativo esteja engajado nas causas internacionais e na recepção dessas autoridades estrangeiras, porque isso leva o nome de São Paulo para o Exterior, tanto pela perspectiva de suas políticas públicas como pela internacionalização do Legislativo e Executivo”, destacou Nogueira.
Azerbaijão
O Azerbaijão é um país da Ásia Central, com população mulçumana, e que se tornou independente da União Soviética em 1991. Segundo o presidente da Comissão da Alesp, apesar de ser pouco conhecido pelos brasileiros, o Azerbaijão vem conquistando cada vez mais expressão e popularidade devido ao advento da globalização.
Durante o encontro, o embaixador Rashad Novruz tratou sobre política, economia, cultura, história e sociedade azerbaijanas com o deputado Maurici. O diálogo, de acordo com o parlamentar, ajudou a fortalecer a compreensão sobre cada país.
“Para nós é sempre um imenso prazer recebê-los aqui com a perspectiva de tornar os laços mais sólidos entre os Parlamentos Paulista e Azerbaijano. Nós, da Alesp, estamos preparando uma legislação que possa firmar as relações de amizade entre os países, por isso a presença do embaixador é oportuna”, declarou Maurici. Já Novruz afirmou que a visita foi importante para discutir as prioridades no acordo de cooperação entre Brasil e Azerbaijão.
Ao final da recepção, as autoridades trocaram presentes como um gesto amistoso de fortalecimento das relações. O embaixador ofertou ao deputado Maurici uma gravata tradicional com símbolos de instrumentos musicais indígenas.
Países Baixos
Localizado na Europa Ocidental, os Países Baixos abrangem Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Historicamente, a imigração holandesa no Brasil iniciou-se em Pernambuco e na Bahia, no século 17. Portanto, os laços são antigos. Os representantes debateram educação, tecnologia, energia sustentável, políticas de assistência para os refugiados e outros desafios globais.
“Queremos unir nosso conhecimento sobre energia com a riqueza que o Brasil possui em matérias-primas, para podermos firmar relações de exportação e importação”, destacou Wieneke Vullings, cônsul-geral dos Países Baixos no Estado de São Paulo.
Vullings ainda convidou o deputado Maurici para visitar um grupo de parlamentares holandeses, que buscam conhecer melhor o trabalho do Legislativo Paulista e fortalecer os laços. “Estamos abertos para ouvir e conversar sobre assuntos que possam criar uma ponte ainda maior para as nossas relações”, afirmou a cônsul-geral.
Durante o encontro também foi mencionado o “Dia da Europa”, que é celebrado em 9 de maio. Coordenado pelos Países Baixos, o projeto conta com palestras e atividades com diplomatas holandeses nas escolas brasileiras. O objetivo é despertar o interesse de crianças e adolescentes.
Fonte: site do Alesp
Fotos: Carol Jacob