O Piauí se tornou o primeiro estado do país a aderir ao Novo Viver Sem Limite , como é conhecido o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A formalização do acordo entre o ente federativo e a União ocorreu nesta segunda-feira (25) durante a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Teresina. O documento de adesão foi assinado pelo ministro dos Direitos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o governador piauiense, Rafael Fonteles.
Lançado em novembro de 2023 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resultado dos esforços da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, o Novo Viver Sem Limite prevê R$ 6,5 bilhões em investimentos. O plano prioriza ações para aprimorar a gestão pública e garantir investimentos para gerar oportunidades de desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva para as pessoas com deficiência.
“No ano passado nós lançamos o plano, e o presidente Lula deu um recado: disse que o ano passado foi um ano de semeadura e esse é o ano de colheita. Então, os planos que foram lançados e os projetos que foram desenhados pelos ministérios têm que ganhar a luz do dia. E é justamente no Piauí que o Plano Viver Sem Limite vai ter a sua primeira experiência, uma experiência que nós queremos levar para todos os estados do Brasil”, pontuou o ministro Silvio Almeida.
Acompanhando o ministro, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, chamou atenção para o recomeço de ações para as pessoas com deficiência e a participação da sociedade no processo. “O Brasil resistiu e voltou, a participação social voltou, e o Viver Sem Limite voltou revigorado”, declarou a gestora.
As tratativas para que o Piauí fosse o primeiro estado do país a aderir o plano se iniciaram ainda em fevereiro deste ano, quando o coordenador geral de Relações Institucionais da SNDPD, Antônio José Ferreira, recebeu em Brasília (DF) o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência piauiense, Mauro Eduardo.
No Piauí, por exemplo, por meio da adesão, será possível a implantação de salas de recursos multifuncionais em diversas escolas estaduais; a aquisição de ônibus escolares acessíveis; a construção de novos Centros Especializados em Reabilitação; oficinas ortopédicas; e ainda a capacitação e qualificação profissional de aproximadamente 600 pessoas com deficiência do estado.
“A adesão do Piauí ao Programa Novo Viver Sem Limites, do Governo Federal, vai nos garantir cerca de R$ 64,5 milhões para várias ações, como aquisição de ônibus escolares acessíveis, criação de novas salas com recursos multifuncionais nas escolas e habilitação de mais de dez centros especializados em reabilitação”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Foto: Divulgação
Fonte: Site Agência Gov