O deputado estadual Paulo Fiorilo, líder da Federação PT/PCdoB/PV está colhendo assinaturas para que seja instalada na Assembleia Legislativa de São Paulo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventual prática de peculato nas unidades gestoras da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O pedido baseia-se em reiteradas denúncias feitas pelo ex-tenente-coronel José Afonso Adriano Filho, apontado como chefe de um dos maiores esquemas de corrupção da história da Polícia Militar de São Paulo. Entre 2005 e 2012, Adriano trabalhou no Departamento de Suporte Administrativo do comando-geral da PM que tem, entre suas atribuições, a manutenção e a segurança do quartel-general da Polícia Militar.
Adriano Filho afirma que todas as unidades da corporação no estado têm esquemas de desvio de verbas públicas. Ele está preso desde 2017 na Penitenciária II de Tremembé, no interior do Estado, onde figura como único condenado pelo crime de peculato.
“Penso que diante das reiteradas denúncias feitas pelo ex-tenente-coronel, a Assembleia Legislativa não pode se furtar ao seu papel de investigar e apurar. A Polícia Militar é uma instituição secular, com um rígido código de conduta, sendo, portanto, fundamental que este parlamento apure quaisquer fatos que abonem contra a instituição”, avalia o autor do pedido.
Para que a CPI seja criada é preciso que a criação da CPI são necessárias 32 assinaturas.
Fonte: Marisilda Silva/ PT Alesp
Foto: PT Alesp