Em nome do Governo Lula, o líder José Guimarães (PT-CE) homenageou as mulheres brasileiras nesta última quarta-feira (6/3). Da tribuna, ele reconheceu a luta feminina. “A luta de vocês, não é para impor a superioridade. É a luta por igualdade de gênero. Nisso, vocês terão sempre do nosso governo o olhar, a atenção e o carinho para protegê-las nessa rede de políticas públicas que fortalece as mulheres. A vocês, mulheres brasileiras e mulheres aqui do Parlamento, a minha homenagem, em nome do nosso governo. Voem cada vez mais, porque o futuro do Brasil também depende de vocês”, afirmou.
José Guimarães elogiou a articulação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Câmara, que assegurou nesta semana do Dia Internacional da Mulher a aprovação de vários projetos da pauta feminina. “Essa articulação é muito importante e, cada vez mais, se consolida nesta Casa em busca sempre de uma maior participação política, em todas as esferas da vida política brasileira”, disse.
A liberdade é feminina
O líder do governo citou a frase “A liberdade é feminina e é ela quem conduz o povo”, do pintor francês Eugene Delacroix. “Para mim, essa frase diz bem do significado da existência de vocês, mulheres, no Parlamento e na luta pela democracia, na luta pelos direitos que foram consagrados na Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade”, afirmou.
As mulheres aqui no Brasil, continuou Guimarães, representam muito. “Sempre na sociedade brasileira, em todos os momentos da luta pela democracia, nós tivemos mulheres que honraram essa luta, que participaram ativamente de todos esses levantes que ocorreram desde o tempo da luta por direitos e da luta contra a ditadura militar”, completou.
Resistência
O deputado enfatizou que estamos vivendo um momento de resistência, porque há uma tentativa no mundo de se abolirem os direitos já conquistados. “Neste momento é muito importante afirmar e reafirmar o compromisso de todos nós, homens e mulheres. Nós já avançamos muito. Reconstituímos o Ministério das Mulheres.
Cada vez mais, as leis que nós aprovamos aqui dão às mulheres esse estatuto democrático, que é representado na luta de todas vocês. E não é por pouca coisa, porque vocês, mulheres, são mais de 104 milhões de brasileiras espalhadas por este País, seja no Parlamento, nas Câmaras Municipais, nas Assembleias e, principalmente, na luta diária pela sobrevivência em vários cantos e recantos deste imenso Brasil”.
Igualdade salarial
Na avaliação do deputado Guimarães, a Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função, de autoria do governo, é uma das mais importantes leis aprovadas pelo Congresso, no ano passado. “Ela é fundamental dado o papel que ela tem para a vida e para fortalecer cada vez mais a luta das mulheres”, enfatizou. Ele acrescentou que o Governo Lula vem fazendo de tudo para fortalecer cada vez mais essa rede de políticas públicas de proteção às mulheres. E citou como exemplo o Plano Plurianual (PPA) que tem 45 projetos vinculados à questão da mulher.
Dona Laís Guimarães
José Guimarães encerrou a sua homenagem citando a sua mãe, dona Laís Nobre Guimarães. “Neste momento em que quero homenagear todas as mulheres brasileiras, em nome da minha mãe, que tem 99 anos, mora na mesma casa, no mesmo lugarejo, chamado Encantado. Mãe de 11 filhos, professora primária leiga, foi quase como uma freira porque ensinava religião e matemática aos meninos e meninas. Eu quero homenagear todas vocês, mulheres aqui do Parlamento, vocês todas, que passou por aqui e todas as mulheres, porque para mim a luta de vocês é apartidária”.
Foto: Zeca Ribeiro
Fonte: Site PT na Câmara