MENU

Elika Takimoto: Vou falar duas coisas que talvez você não saiba. A primeira: o Brasil é o maior produtor mundial de soja. A segunda: isso foi graças a pesquisa de uma mulher

Johanna Döbereiner já inspirou centenas de textos a seu respeito. Foi matéria das principais revistas nacionais e ainda hoje é lembrada quando o assunto é ciência. Seu nome é conhecido? Não. Por que será que não?

Johanna estudou a fundo o uso de bactérias para impulsionar a fixação de nitrogênio na soja e a aplicação prática da técnica permitiu que o Brasil eliminasse o uso desses adubos químicos, representando uma economia anual de mais de 2 bilhões de dólares – sem falar na sustentabilidade, já que a tecnologia não gera passivos ambientais.

Hoje celebramos o centenário de nascimento de Johanna Döbereiner. Seus feitos extraordinários renderam-lhe inúmeros prêmios e homenagens, e sua liderança na pesquisa na Embrapa Agrobiologia inspirou uma legião de bolsistas pelo Brasil.

Participei da mesa redonda desse evento do Centenário de Johanna na UFRRJ com muita gente bacana: Sílvia Massruhá, presidenta da Embrapa; Helena Nader, presidenta da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Renato Janine, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Dra. Eliete, FAPERJ; Christiane Amâncio, Embrapa; e Osvaldo Moraes, Ministério da Ciência e Tecnologia.

Meu mandato está trabalhando, dentre tantas coisas, para que mais mulheres tenham oportunidade de estudar e serem cientistas.

Se buscamos valorizar a produção científica, temos que lutar para que nesses espaços a nossa sociedade esteja devidamente representada.

Conte comigo nessa luta.

Viva Johanna Döbereiner! Viva a ciência no Brasil!

Elika Takimoto
Dep. Estadual do Rio de Janeiro pelo PT/RJ

Foto: Facebook da Deputada Elika Takimoto
Fonte: Facebook da Deputada Elika Takimoto

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA