MENU

Juliana Cardoso propõe sessão em homenagem à Campanha da Fraternidade

A deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) apresentou nessa segunda-feira (5/1) requerimento para a Câmara dos Deputados realizar sessão solene em homenagem a Campanha da Fraternidade.

Inspirado na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, neste ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Todos os anos durante a Quaresma, considerada tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação.

Contra o ódio

De acordo com o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

Ela propõe, de forma incisiva, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

No cartaz da Campanha da Fraternidade 2024, o Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. O papa mostra o caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

Na imagem, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo.

O cartaz também é um convite para que os fiéis participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, no Domingo de Ramos.

Dom Helder Câmara

A campanha nasceu em 1964 por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN) como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Ainda em 1963, no dia 26 de dezembro, o secretário-geral da CNBB, dom Helder Câmara, enviou carta circular a todos os bispos comunicando que a Campanha da Fraternidade de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. Assim, o ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha.

Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de comunicação da deputada Juliana Cardoso

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA