Precisamos combater a ideia de que saúde mental é uma questão individual e restrita ao autocuidado. Promover saúde integral é um dever do estado e avançar em políticas públicas de saúde mental para o povo paulista é um dos compromissos principais do nosso mandato.
Por isso, apresentamos o projeto de Lei intitulado “Cuca Legal” que visa o cuidado, proteção e ações preventivas relacionadas à saúde mental da população. O projeto foi aprovado na Alesp, mas, infelizmente, vetado pelo governador. Carecemos ainda de representantes públicos que entendam que promover saúde mental é defender a vida!
Mas não desistimos! Estou à frente da Subcomissão em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial na Alesp e insisto no debate com a sociedade sobre temas fundamentais, como quando realizei a Audiência Pública sobre Suicídio.
O janeiro branco é um mês especial para refletirmos sobre saúde mental. Mas contem comigo o ano inteiro para que essa pauta se efetive em políticas públicas que transformem vidas!
*Beth Sahão é deputada estadual pelo PT-SP