Um dos mais importantes espaços culturais de Santo André, a Concha Acústica, caiu no esquecimento do poder público. Isso porque a Prefeitura de Santo André prometeu, há mais de um ano, reformar o local e, até o momento, nada saiu do papel. Em protesto à situação, artistas da cidade programaram uma manifestação contra a destruição da Concha Acústica, neste domingo (14/01), às 12hs e 30min, na Praça do Carmo, no centro da cidade.
O espaço multiuso já deu lugar a movimentos de rua, além de diversas opções do entretenimento, com eventos musicais e culturais da cidade. A Concha, já foi palco de shows de nomes como Andreas Kisser (Sepultura), Lobão, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Chico Science e Nação Zumbi e da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, entre outros.
Antonio Padre, representante do ABC no governo Lula, Assessor da Secretaria de Relações Institucionais e atual presidente do PT de Santo André, conta que acompanha essa discussão e que a proposta de revitalização da Concha Acústica, desde o seu planejamento, nunca contemplou o que os artistas da cidade necessitam para o local.
“A Concha deveria ser tombada como patrimônio histórico da cidade de Santo André. Não podemos aceitar que ela seja derrubada, é inadmissível fazer isso com um equipamento tão importante e tradicional da cidade”, ressalta Antonio Padre.
“O pessoal do Sarau da Consciência, sempre utilizou a Concha para promover a cultura Hip Hop e praticar as Batalhas de Rima. É uma atividade saudável e que deve ser promovida”, completa.