A titular da Seades, Fabya Reis, destacou a contribuição da iniciativa para aprimorar o trabalho dos profissionais, enfatizando a importância do aprimoramento constante do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Hoje, a gente entra no fortalecimento justamente da atenção especial, que acolhe pessoas que sofreram algum tipo de violação, alguma ameaça ou tiveram vínculos rompidos. Os veículos são destinados aos Creas e às unidades de acolhimento de crianças e adolescentes para fortalecer, por exemplo, a busca ativa e o seu trabalho de articulação”.
Trabalho fortalecido
A Prefeitura de Itanhém vai economizar pelo menos R$ 42 mil por ano, agora que pode dispensar o carro alugado que servia à rede de proteção assistencial especial do município. Mildson Medeiros, prefeito do município, ressaltou a relevância do veículo para suporte logístico e resposta mais eficiente às demandas. “Os municípios de Caravelas, Medeiros Neto, Veredas, Lagedão, Ibirapuã e Prado são atendidos pelo Creas de Itanhém. Esse carro vai facilitar nosso trabalho. O Governo do Estado tem nos dado esse apoio imenso agora com esse carro e antes, com outras ações que ajudaram com as despesas”.
Ao todo, 56 municípios baianos foram beneficiados com a ação, por meio das unidades do Creas em Candeias, Sobradinho, Carinhanha, Caetité, Nova Canaã, Dias D’Àvila, João Dourado, Santa Bárbara, Tanhaçu, Mairi, Lauro de Freitas e Botuporã. Os Centros de Referência desempenham um papel crucial na oferta de serviços especializados a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, visando à prevenção e enfrentamento de violações de direitos.
Paralelamente, outras sete Unidades de Acolhimento Regional para Crianças e Adolescentes em Wenceslau Guimarães, Amargosa, Nazaré, Mundo Novo, Piritiba, Seabra e Itanhém também receberam um veículo, cada.
Os Creas na Bahia totalizam 255 unidades que desempenham um papel fundamental no atendimento às famílias e às pessoas em situações de violações de direitos. Por sua vez, as Unidades de Acolhimento Regional para Crianças e Adolescentes oferecem acolhimento provisório a jovens afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva aplicada por autoridade judicial.
Fonte: Governo da Bahia
Repórter: Laís Nascimento/GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA