MENU

Vicentinho questiona retirada de patrocínio dos trabalhadores e trabalhadoras que pagaram os planos de previdência complementar

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) fez um pronunciamento nesta quarta-feira (22/11), na Câmara dos Deputados, sobre retirada de patrocínio dos trabalhadores e trabalhadoras que pagaram os seus direitos aos planos de previdência complementar.
Confira o relato do parlamentar:

“Em nome da Câmara dos Deputados, em nome da Comissão de Trabalho, nós realizamos uma audiência pública oficial em São Paulo, precisamente na Assembleia Legislativa. Ali, com certeza, devia ter mais de 200 pessoas, homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras das várias empresas, das várias entidades: pessoal da AFUBESP, da ADECON, do Sindicato dos Engenheiros, do SINERGIA, pessoal da FUP, da APAR, além de representantes como o da PREVIC e também da Fundação SESP. Infelizmente, a representação da ENEL faltou mais uma vez.

Nesta audiência, nós discutimos esta política de retirada de patrocínio desses homens e mulheres que trabalharam durante a vida inteira, pagaram o seu direito à previdência complementar. A empresa tinha a sua contrapartida, sobretudo quando era empresa pública; algumas delas foram privatizadas. E hoje ameaçam e retiram direitos a esse patrocínio, que é o mínimo de dignidade a quem trabalhou neste País e que, logo depois que se aposenta, aí é que tem direito a uma vida digna. Não se quer mais do que isso.
Diante desta ameaça ou desta realidade e diante desses problemas, eu ouvi ali clamores, ouvi propostas, ouvi projetos, ouvi busca de soluções para garantir o mínimo de quem trabalhou a vida inteira nas empresas elétricas, na Petrobrás, nos bancos, em outras instituições e, agora, sofre essa ameaça do flagelo, algo inaceitável.
Por isso que a minha presença lá, além de conduzir os trabalhos, foi para prestar solidariedade aos trabalhadores deste País que pagaram durante a vida, que tinham direito assegurado e que querem retirar.

Nesse sentido, nós não vamos parar por aí. Acabei de receber um documento do companheiro Gentil, que é um dos líderes deste movimento — Gentil, do SINERGIA, dos aposentados. Não posso falar, pessoal, o nome de todos os dirigentes que participaram lá, porque não cabe aqui; mas quero dizer para vocês que nós vamos procurar o Ministério da Previdência e a PREVIC, para que parem imediatamente com esse processo de análise de retirada de patrocínio para os aposentados e assistidos”.

Assista o vídeo até o final. Curta e comente!
Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA