Lançada no início de setembro, a plataforma digital da 4ª Conferência Nacional da Juventude é mais uma ferramenta no Brasil Participativo, que concentra os mecanismos de participação online do Governo Federal. No caso da 4ª Conferência Nacional da Juventude, a plataforma permite aos usuários interagir com as etapas que antecedem a nacional, promovendo a representatividade das pautas levadas ao evento. Ainda dá tempo de contribuir, até o próximo dia 30, propondo, votando e compartilhando as propostas aqui . As 60 propostas mais votadas na plataforma serão apresentadas na etapa nacional.
Em levantamento realizado pela Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede, da Secretaria-Geral, utilizando a metodologia de coleta de dados, pode-se entender em quais áreas as políticas públicas são prioridade para os jovens.
Até o momento, as propostas sobre “Direito à Educação”, com 111 projetos; “Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil”, com 87; e “Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda”, com 80 ideias, são as três áreas de maior engajamento na plataforma. Alguns dos temas que lideram as discussões em torno da temática “juventude” no Brasil Participativo são:
Cultura
Educação
Segurança
Participação
Redes
Ensino
Estágio
Saúde
Esporte
As interações nas redes sociais a respeito da 4ª Conferência Nacional de Juventude, analisando o período entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro, somam 62.187, no Facebook, Instagram e Twitter. Educação é um dos temas que emergiram recentemente, com 221 menções no período. A menção ao termo “ aprendiz ”, 104 vezes e a “ estágio ”, por 87 vezes, mostra o interesse dos participantes em oportunidades de desenvolvimento de carreira . Cultura , com 263 menções, é um foco importante das interações.
Outros relatórios serão realizados, inclusive, após o evento da conferência nacional, para mensurar o alcance da plataforma. Esse é um importante recorte realizado pela equipe do Núcleo de Comunicação em Rede do Brasil Participativo, no momento em que o governo federal promove a maior experiência de participação social já realizada na internet.
Saiba como contribuir:
Quem pode participar, fazer propostas e votar?
Qualquer pessoa pode participar, mas apenas delegados podem fazer propostas e votar. Mobilizar a sua comunidade para votar nas propostas também é uma forma participar. Vale lembrar que propostas voltadas para a faixa de 15-29 anos também podem contemplar e beneficiar outros públicos.
Não quero colocar propostas, mas quero mobilizar. Posso?
Sim! É só divulgar o link geral da plataforma ou de uma proposta que você escolher!
Precisa ter cadastro no gov.br para criar propostas e/ou votar?
Sim! O cadastro pode ser feito em poucos minutos.
Posso colocar diretamente o link da proposta que quero que receba votos, em vez de colocar o site geral?
Sim.
A conferência é em dezembro, mas os votos da etapa digital vão só até 30/10?
Exato. Na Conferência, os votos já vão estar contabilizados para apresentação ao presidente Lula.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência (SGPR)
Edição: Yara Aquino
Foto: Divulgação/SGPR