O líder em exercício da Bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), elogiou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19) em Nova York. “Um discurso de verdadeiro estadista que levou à ONU temas de interesses da população brasileira e de todos os povos do mundo”, destacou o deputado.
Conforme sublinhou Odair Cunha, ao abrir pela 8º vez a Assembleia Geral da ONU Lula tratou de temas centrais da agenda mundial, como “as desigualdades, sejam elas, raciais, de gênero e sociais, bem como a importância de o mundo estar unido em torno de um processo de construção da paz”.
O discurso de Lula, na análise de Odair Cunha, adquire mais peso à medida em que o que falou tem sido adotado em seu governo. “Em nove meses, o governo Lula tem –se destacado em ações concretas de combate ao racismo, problema muitas vezes incentivado por discursos de ódio, e também no enfrentamento à fome, à miséria”, disse.
Citou também ações do atual governo na promoção de justiça social, como o Minha Casa , Minha Vida, o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo e outros programas resgatados por Lula para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.
“Por isso, quando Lula faz um discurso como o feito na ONU, suas palavras têm força, não é nada da boca para fora. Pois o que Lula propõe como pacto global tem realizado internamente no Brasil”, afirmou Odair.
Transição energética
No tocante à transição energética, ponto citado por Lula na ONU, Odair Cunha observou que esse é um dos programas estratégicos do governo Lula , o qual serve de exemplo para o mundo. O deputado destacou essa parte do discurso insere-se no alerta de Lula para a emergência do enfrentamento a ações que acentuam as mudanças climáticas no planeta.
“O governo Lula tem dato um exemplo ao mundo, com atuação efetiva no combate ao desmatamento na Amazônia e em todos os outros biomas do território nacional. Suas palavras vêm acompanhadas de ações concretas”, disse.
Segundo o deputado mineiro, “as palavras comovem, mas os exemplos arrastam”. Assim, disse, os exemplos do governo brasileiro “são na perspectiva de arrastar outros países em ação para a superação da fome, da miséria, no combate a qualquer tipo de desigualdade” ou de ações que a provoquem. Para Odair Cunha, Lula é um “estadista que tem noção exata do que precisa ser feito em escala global”.
Aplausos
Lula falou por aproximadamente 21 minutos e foi aplaudido sete vezes pelos presidentes, primeiros-ministros, ministros de Estado, diplomatas, parlamentares e outras autoridades das delegações internacionais.
Fonte: PT na Câmara
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados