Secretarias das Mulheres, Agrária e do Combate ao Racismo do Diretório Municipal do PT Araçatuba promoveram na quinta-feira (24/08), a Roda de Conversa “Ato em memória da líder quilombola Bernadete Pacífico”, no centro da cidade. A atividade teve como objetivo refletir sobre a violência contra as mulheres, os povos quilombolas, os indígenas e povos, em geral, debater medidas para coibir a intolerância na sociedade e cobrar justiça das autoridades.
O encontro contou com as presenças do coordenador da Macro PT Araçatuba, Fernando Zar; da coordenadora de Mulheres da Macro Araçatuba, Durvalina Garcia; da militante da área cultural, do Hip Hop e da secretária de Combate ao Racismo, Lessa Reis, da coordenadora do Secretária Agrária da Macro, Adriana Lopes dos Santos Zar, entre outras lideranças.
A Yalorixá Mãe Bernadete, Maria Bernadete Pacífico, líder do Candomblé baiano e do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho – BA, foi assassinada de forma cruel e covarde com tiros a queima roupa, na noite de quinta-feira (17/08).
Em nota, o PT Nacional já havia recordado que a líder religiosa e do Quilombo Pitanga dos Palmares em Simões Filho, a ex-secretária municipal de Promoção da Igualdade promoveu a sua vida na luta dos direitos, na demarcação das terras quilombolas, na defesa dos povos de terreiro, contra a violência e o racismo religioso . Ela foi uma liderança combativa, comprometida com o bem viver para o seu povo!
No texto, o Partido dos Trabalhadores cobra que haja investigação rigorosa para apuração dos mandantes e executores desse crime absurdo. Não podemos calar diante de ataques a terreiros e as lideranças de candomblé. É necessário que os órgãos de justiça garantam proteção à comunidade de Pitanga dos Palmares e aos familiares. A luta de Mãe Bernadete não pode ser silenciada.
“Queremos Justiça! E, para este crime bárbaro, é necessária uma resposta firme do estado brasileiro e das autoridades, na identificação e punição aos responsáveis”