Em uma iniciativa inédita, o Partido Trabalhadores colocou no ar, na manhã desta quinta-feita (10 de agosto), a PTSAT, TV via satélite sintonizada no canal 1313. Ainda em fase de teste, a primeira transmissão foi a edição do Jornal PT Brasil, ao vivo para todo o país.
De acordo com o Secretário Nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), após o período de teste, o partido vai montar uma programação que traga, além do jornal diário, transmissões dos discursos de Lula, documentários e conteúdos de formação política, entre outros.
“De 2019 para cá, vivemos um processo de expansão dos meios de comunicação do partido, para auxiliar nossa militância a fazer a disputa nas bases”, afirma o dirigente.
O PT tem fortalecido sua presença nas redes sociais e demais mídias digitais, buscando ampliar a abrangência e alcance da audiência do partido. Para Tatto, a TV é uma das últimas fronteiras a ser ultrapassada.
“As redes sociais são fundamentais, mas normalmente não permitem o aprofundamento do debate político, pelo contrário, se beneficia da confusão em torno de um assunto. Em um momento em que o debate público está sendo empobrecido, a TV pode ser um instrumento que nos dá o tempo necessário para debater publicamente nossas ideias”.
Por que TV via satélite digital?
A Banda K.U. irá substituir o sistema atual (TVRO). O Brasil está passando por um processo que substituirá o atual sistema de transmissão (TVRO) para a transmissão digital (Banda K.U.). De acordo com a Anatel, essa transição estará completa e deverá alcançar 50 milhões de pessoas.
MATÉRIAS RELACIONADAS
“Hoje o público potencial é de 3 milhões de famílias, mas é um mercado que vai crescer muito daqui para frente, alcançando em especial o interior do país”, completa Tatto.
No dia 6 de junho deste ano, a presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann e Tatto, na condição de secretário nacional de comunicação, protocolaram ofício no Ministério das Comunicações, solicitando a disponibilização de uma concessão de TV aberta ao partido.
O pedido segue à espera de autorização.
Fonte: Da Redação do PT Nacional