O deputado federal pelo Estado do Paraná, Tadeu Veneri (PT), comemorou a decisão do Ministério da Educação de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares.
O programa foi implantado pelo ex-presidente fascista Jair Bolsonaro para sufocar o conceito libertador da educação.
Segundo o petista, esta é uma das medidas pelas quais todos tem lutado muito desde que começou a militarização das escolas no Paraná.
De acordo com a determinação do Ministério da Educação, será iniciado um processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas que estejam lotados nas escolas.
O Ministério avisou que será feito um processo de transição das atividades para que não haja interrupção do processo de ensino nas escolas.
“Agora, precisamos pressionar pelo fim do modelo nas escolas do Paraná que Ratinho Junior (PSD) insiste em levar adiante, retirando recursos do orçamento da rede estadual de ensino para dar sobrevida ao projeto de Bolsonaro”
Hoje, segundo o Ministério da Educação, há 216 unidades no país com esse modelo em 23 Estados e no Distrito Federal, que atendem 192 mil alunos. Até junho, cerca de metade desses termos de cooperação já havia perdido a validade e outra parte venceria até o fim do ano.