O deputado federal dos Partidos dos Trabalhadores (PT), Leonardo Monteiro, publicou em sua rede social, que Mina Gerais pode ser o primeiro estado brasileiro a ser Patrimônio Agrícola Mundial. A coleta de flores sempre-vivas na Serra do Espinhanço, no Vale do Jequitinhonha, será indicada ao selo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU).
Um dossiê preparado pela Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas da Serra do Espinhaço de Minas Gerais (Codecx) em parceria com o governo mineiro, prefeituras e universidades, será entregue aos representantes da entidade durante o I Festival de Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas, que será realizado em 21 e 22 de junho, conta a história das cerca de 20 comunidades, a maioria quilombola, e o plano de conservação da coleta da espécie mantido pelas famílias.
O sistema de agricultura tradicional é realizado por comunidades rurais ao longo de séculos na parte mineira do Espinhaço, abrangendo os municípios de Bocaiúva, Olhos d’Água, Diamantina, Buenópolis, Couto Magalhães, Serro e Presidente Kubitschek.
Para o parlamentar a indicação do manejo e cultivo das sempre-vivas ajuda a preservar a história e o patrimônio desta agricultura familiar, promovida por comunidades rurais e quilombolas. “Além da riqueza das espécies que são mantidas por essas comunidades, estamos falando de tradições e técnicas passadas por gerações e gerações que agora serão organizadas e preservadas”, afirmou.
Fonte: Hoje em Dia