MENU

Nilto Tatto clama pela manutenção do Cerrado e a defesa dos recursos hídricos do país

Na quinta-feira (14), o deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT), Nilto Tatto, reforçou a importância do Cerrado para manutenção dos recursos hídricos do país. E denunciou que ano após ano as árvores e arbustos que compõem o bioma estão sendo substituídos pela monocultura da soja, e hoje já somam mais de 100 milhões de hectares de chão.

“Acontece que grãos não cumprem a função ecológica da vegetação nativa do bioma, um dos mais antigos do mundo formado há pelo menos 40 milhões de anos, abrigando centenas de espécies de flora e fauna. Essa velha floresta de cabeça para baixo é que abastece a caixa d’água do Brasil. Suas raízes profundas recarregam os aquíferos que abastecem boa parte do país”, revelou Tatto.

O deputado indicou ainda a leitura de uma matéria publicada pela BBC que revela em detalhes a importância do Cerrado, onde nascem vários dos rios que integram seis das principais bacias hidrográficas brasileiras – Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA