O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Pedro Kemp (PT), entregou nesta quarta-feira (10), a subsecretária-geral e conselheira especial para a prevenção do genocídio da ONU, Alice Wairimu Nderitu, o relatório parcial de segurança e acesso à justiça, da comissão transitória indígena do referido conselho.
O petista, que representou a Assembleia Legislativa de MS na agenda, espera que o documento possa avançar na denúncia aos organismos responsáveis a nível estadual, nacional e internacional, sobre a realidade cruel que os povos indígenas Guarani e Kaiowá, enfrentam no Estado de MS.
“Estaremos sempre na defesa do território tradicional, representada na luta por demarcação de das terras originárias”, ressaltou Kemp..
O encontro com a representante da ONU reuniu representantes da sociedade civil, do poder judiciário e movimentos sociais, no intuito de conhecer de perto o contexto de violação de direitos dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul.
Indígenas das etnias Terena, Kinikinau, Karipuna, Guarani e Kaiowá participaram do evento, apresentando um cenário que revela o que vem ocorrendo a décadas no Estado.