A deputada federal por Minas Gerais, Dandara Tonantzin (PT), protocolou na Câmara Federal Projeto de Lei que propõe a instituição do dia 7 de Outubro como o Dia Nacional do Congadeiro e da Congadeira. Nesta data também se comemora o Dia de Nossa Senhora do Rosário.
Segundo a parlamentar, o objetivo do projeto é valorizar ainda mais a resistência e a luta do povo negro no Brasil, representada pela manifestação cultural do Congado.
As festividades da Congada são expressões afro-brasileiras que combinam elementos religiosos, culturais e musicais, originários de Minas Gerais.
Durante a época da escravidão, eram uma forma de resistir à opressão e manter viva a cultura e as tradições africanas. Os congadeiros e as congadeiras, hoje, são protagonistas dessa manifestação cultural, que celebra a força, a coragem, a fé e a ancestralidade do povo negro.
A proposta está em consonância com a lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
“A criação do Dia Nacional do Congadeiro e da Congadeira é uma oportunidade para fortalecermos o reconhecimento da riqueza e diversidade do patrimônio cultural brasileiro, bem como para valorizarmos e celebrarmos a resistência e a luta do povo negro no Brasil”, garantiu a petista.