A deputada federal do Paraná, Carol Dartora (PT), registrou em suas redes sociais as 35 mochilas vazias que foram colocadas no gramado da Esplanada, em Brasília (DF) para lembrar as 35 crianças assassinadas em escolas nos últimos 10 anos.
Segundo a petista, o protesto tem como objetivo lembrar as vítimas da violência escolar que tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos, reforçando a importância da aprovação do PL pela Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
De acordo com a pesquisa da Avaaz, responsável pelo protesto, 93,7% dos entrevistados acreditam que as redes sociais não são seguras para crianças e adolescentes e 75% apontam que a falta de regulamentação das redes sociais contribuiu para os recentes casos de violência em escolas brasileiras.
Os dados não mentem, segundo o Ministério da Justiça: desde o início das operações de monitoramento das redes e as supostas ameaças e ataques às escolas, quase 230 pessoas foram presas ou detidas, 964 adolescentes foram intimados a prestar depoimentos e mais de mil casos estão em investigação.
“Este é apenas o reflexo de como as nossas escolas estão em situação de vulnerabilidade e a internet tem sido um espaço sem supervisão para motivações violentas e ações criminosas no ambiente estudantil. Estamos nos movimentando para a aprovação do PL pela Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Ela é muito importante para a segurança de nossas escolas pois também determina a retirada imediata de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes e determina que as plataformas digitais mantenham regras transparentes de moderação”, garantiu.