A vereadora de Penápolis, Professora Jandinéia Fernandes (PT), apresentou na sessão desta terça (02/05), requerimento à Prefeitura Municipal solicitando informações sobre o pagamento do piso nacional da enfermagem aos profissionais que atuam no município de Penápolis, conforme previsto em lei aprovada no congresso.
Existe no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde tratativas junto aos Governos Federal e Estadual sobre a forma como esses recursos serão liberados? No âmbito do município, quantos profissionais serão atendidos pela lei que garante o piso da enfermagem aos técnicos, auxiliares e as parteiras? Conforme previsto pela lei, o pagamento deve ocorrer a partir do mês de maio. Isso também deve acontecer em Penápolis? Ainda em relação ao tema, hoje o município está com seu quadro de enfermagem em número suficiente para atender a demanda, ou existe necessidade de contratação?”, questiona a parlamentar
O relatório final apresentado desmentiu os setores críticos da proposta, que alegavam que o valor do piso seria impossível de ser custeado ou que representaria ataques aos direitos dos cidadãos brasileiros.
“A enfermagem brasileira é a linha de frente da luta pelo direito à saúde, o estado brasileiro precisa ser a linha de frente na defesa da enfermagem e de um salário digno para os trabalhadores”, afirma Padilha.