O ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT), participou na manhã desta sexta (3/2), da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT).
“Parabéns, presidente Marcelo Oliveira! Conte com o governo do presidente Lula para a gente fortalecer cada vez mais o Consórcio Intermunicipal do ABC”, disse Padilha. “Diria que o Consórcio ABC é um dos grandes exemplos de instituições constituídas, criado por Celso Daniel (1951-2002) – ex-prefeito de Santo André eleito para três mandatos – o primeiro consórcio intermunicipal público criado no país para pensar não só ações específicas como resíduos sólidos, mobilidade urbana, mas também o desenvolvimento econômico da região “, recordou o ministro, ao falar do consórcio constituído como uma associação civil de direito privado em 19 de dezembro de 1990.
Padilha também destacou o peso simbólico muito grande do ato, pois segundo ele, “representa o fortalecimento da entidade e o Consórcio Intermunicipal será sempre um inspirador futuro da região do ABC.”
O evento, ocorrido na sede da entidade regional, em Santo André, no ABC Paulista (SP), contou também com as presenças do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, prefeitos, deputados e vereadores, representantes dos governos estadual e federal, associações comerciais e sindicatos, entre outras autoridades e instituições. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, será o vice-presidente do Consórcio. Ele não compareceu ao ato de posse, pois está internado para intensificar o tratamento de endocardite bacteriana (segundo nota oficial da Prefeitura de Diadema publicada no dia 30 de janeiro). No entanto, Filippi segue a recuperação no hospital e trabalhando remotamente. A vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, representou o chefe do Executivo na atividade.
Sobre o Consórcio
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi fundado em 1990 por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Criado como associação civil de direito privado em 19 de dezembro de 1990 para atuar como órgão articulador de políticas públicas setoriais, em 8 de fevereiro de 2010, foi realizada a transformação em Consórcio Público para se adequar às exigências da Lei Federal nº 11.107 de 2005, passando a integrar a administração indireta dos municípios consorciados, com legitimidade para planejar e executar ações de políticas públicas de âmbito regional.