Fernando Haddad esteve nesta segunda-feira (24) na Faculdade de Medicina da USP, em agenda com Ana Estela Haddad e dirigentes do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas.
O candidato afirmou que para reduzir a fila do SUS contará com os Hospitais-Dia e investirá nos equipamentos para que as equipes da saúde tenham condições de trabalhar. Ele lembrou a experiência do modelo em São Paulo, quando foi prefeito, e reduziu de 160 dias para 58 a fila de espera de cirurgias pediátricas.
Dobramos a capacidade de resolutividade para baixa e média complexidade na capital e estou propondo esse modelo para o interior”.
“Vamos garantir pelo menos um hospital-dia para cada 400 mil habitantes, com isso você vai ver a fila do SUS cair, mas precisa ter o equipamento, centros cirúrgicos e a contratação de pagamento por procedimento. Você vai garantir que os médicos venham para o SUS, porque você vai ter um equipamento que dê respaldo, que dê condições do médico e da sua equipe de atuar”.
Na reunião, foram discutidas, ainda formas de contratação, das carreiras e leitos parados no HC devido à falta de profissionais. Durante a passagem pela unidade, o candidato também garantiu que o setor de saúde terá papel fundamental no renascimento da indústria de SP, a partir do fomento e da reorganização das compras governamentais.
Representantes de centros acadêmicos entregaram uma carta na qual Haddad se compromete com a reestruturação e fortalecimento da farmácia popular, aumento do piso dos profissionais da saúde, além de outras medidas de inclusão, combate ao racismo e LGBTfobia.
Fonte: site do Haddad Oficial