A vereadora de Santos, Telma de Souza (PT), está aguardando que o prefeito sancione lei de sua autoria, aprovada pela Câmara que torna obrigatório o teste de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho.
Com a nova lei o Teste será obrigatório nas primeiras 24 horas de vida em todos os recém-nascidos nas redes pública e privada de Santos.
Com o novo teste muitos óbitos de recém-nascidos poderiam ser evitados caso problemas cardíacos congênitos fossem identificados precocemente.
“Com o Teste do Coraçãozinho, que identifica a saturação dos bebês a partir dos níveis de oxigênio, pode-se fazer os encaminhamentos necessários com rapidez, o Teste pode salvar vidas”, garantiu a petista.
De baixo custo, o teste utiliza um aparelho chamado oxímetro, não é invasivo e é indolor. Pode ser realizado por profissional de Enfermagem, que mede os níveis de oxigênio primeiramente na mão direita e, depois, em um dos pés do recém-nascido.
Se a saturação estiver abaixo de 95%, a criança não poderá receber alta e ficará em observação e passará por exames prescritos pelo médico para diagnosticar, ou não, cardiopatias.