MENU

Vale do Ribeira: Governo Lula e militância pró-Haddad são destaques do 7º Giro da Galera Vermelha e Projeto SP

Ciclo de rodas de conversa já teve a participação de 270 pessoas de 56 cidades de sete macrorregiões do estado de São Paulo

O processo de escuta e diálogo prossegue pelas macrorregiões do estado de São Paulo. Entre os dias 12 e 14 de junho (sexta a domingo), a região do Vale do Ribeira recebeu a 7ª edição do Giro Militante, promovido pela parceria entre a Galera Vermelha e o Projeto SP. O foco dos encontros foi a propagação das ações do Governo Lula nos municípios e o debate de conjuntura com subsídios e informações, visando a preparação e o fortalecimento das pré-candidaturas progressistas no estado para as Eleições 2026.

As rodas de conversa aconteceram em cinco cidades (Registro, Itariri, Juquiá, Cajati e Pariquera-Açu). A temática “A Militância, o Governo Lula e as Eleições 2026” foi conduzida pelo coordenador da Galera Vermelha/Projeto SP, Fabinho Sales, e pelo coordenador regional, Raul Calazans.

Os principais objetivos dessa rodada militante são aproximar e levar a Galera Vermelha aos territórios, promover o diálogo direto com as lideranças, realizar a escuta ativa das bases, analisar a conjuntura política atual e pavimentar as pré-campanhas rumo à Presidência da República (Lula), ao Governo do Estado de São Paulo (Fernando Haddad) e aos cargos legislativos (Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa).

Até o momento, o Giro Militante da Galera Vermelha e do Projeto SP já percorreu 32 municípios-sede, dialogando com mais de 270 pessoas vindas de 56 cidades de sete macrorregiões do estado.

Fique de olho no site galeravermelha.com.br e nas redes @GaleraVermelha para acompanhar as próximas agendas!

O roteiro do 7º Giro e a voz das lideranças
A caravana encabeçada por Fábio Sales (Fabinho), coordenador político da Galera Vermelha e do Projeto SP, e por Raul Calazans, coordenador da Macro PT Vale do Ribeira, realizou rodas de conversa e apresentações estratégicas ao longo do fim de semana. O funcionamento dos programas sociais, investimentos na área da saúde, comunicação e estratégias nas redes sociais, além da potencialização de políticas públicas para o turismo, cultura, educação e LGBTQIAPN+ foram elencados como as principais temáticas para as mentorias regionais.

Confira os destaques por cidade:

“A Galera Vermelha e a Macro PT Vale do Ribeira são parceiras de longa data na defesa dos direitos e da democracia, fortalecendo a militância do PT e divulgando os programas e investimentos do Governo Lula que chegam à nossa região. As rodas de conversa conduzidas pelo amigo e companheiro Fabinho Sales trouxeram informações valiosas para a nossa companheirada, destacando tudo o que o coletivo oferece, como
oficinas, formações, matérias, cards e mobilizações nas redes sociais”, destaca o coordenador regional do PT, Raul Calazans.

Registro
Apresentações sobre o trabalho militante da Galera Vermelha, a divulgação estratégica dos investimentos federais na região e a participação na construção do Programa de Governo de Fernando Haddad para o estado de SP nortearam a roda de conversa ocorrida na noite de sexta-feira (12/6), no Sindicato dos Bancários do Vale do Ribeira.

“A Galera Vermelha é uma parceira permanente do PT Registro e do nosso mandato na cidade, produzindo conteúdos como matérias e cards, divulgando boletins e compartilhando as ações nas redes sociais. Esta formação nos territórios é muito importante para a militância. Nossa gratidão ao Fabinho Sales pela disposição em promover esse processo de diálogo e escuta em nosso município”, ressalta o vereador e presidente do PT Registro, Jefferson Pécori.

“Teremos muitos desafios nestas Eleições 2026 e esse Giro Militante, conduzido pelo grande amigo e companheiro Fabinho Sales, tem contribuído para que a nossa militância seja abastecida com informações sobre tudo o que o Governo Lula tem feito em Registro e no Vale do Ribeira. Isso reforça nossa missão de fortalecer nosso pré-candidato ao governo do estado, Fernando Haddad”, avalia o ex-vereador Marcos Portela.

Itariri
A atividade aconteceu na manhã de sábado (13/6), na sede da UMOJAQUIA (União dos Moradores do Jardim Quiles e Adjacências), reunindo lideranças e militantes de Itariri e Peruíbe. O encontro destacou os avanços sociais com o Governo Lula III na região, as estratégias de comunicação para o diálogo com a sociedade e as denúncias dos retrocessos promovidos pelo Governo Tarcísio de Freitas no estado de São Paulo.

“Quero saudar e agradecer a presença do companheiro Fabinho Sales, que apresentou todo o trabalho que a Galera Vermelha faz para a militância, trazendo o Governo Lula para mais perto dos municípios e debatendo estratégias para a manutenção do nosso projeto político. Foi um debate muito produtivo sobre como devemos conscientizar a população nestas Eleições 2026”, afirma a militante e dirigente petista de Itariri, Gladys Marques.

Juquiá
O encontro ocorreu na tarde de sábado (13/6), na Associação Antialcoólica, e debateu a propagação dos investimentos federais no município, a contribuição para a plataforma de governo estadual construída coletivamente com o pré-candidato Fernando Haddad, o fortalecimento do PT regional e a divulgação das ações da Galera Vermelha.

“Uma tarde de formação excelente com o Fabinho Sales. Quero parabenizar a iniciativa da Galera Vermelha em levar esse conteúdo fundamental para nossa companheirada nos municípios. Com certeza vamos avançar muito no debate com a sociedade para
apresentarmos tudo o que o Governo Lula tem feito por Juquiá”, revela a presidenta do PT local, Isabel Fernandes.

Cajati
A roda de conversa na manhã de domingo (14/6), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, teve a participação do presidente do PT, Edivaldo Lara, e das lideranças João Plasido e Professor Germano. Eles avaliaram positivamente o trabalho realizado pela Galera Vermelha na propagação dos programas federais para a cidade, nas formações para fortalecer a militância e no apoio constante à organização partidária.

“Tivemos a satisfação de realizar um excelente bate-papo com o companheiro Fabinho Sales, que fez uma apresentação de tudo o que a Galera Vermelha produz e oferece de subsídios para a divulgação do Governo Lula e do nosso partido. Queremos reforçar essa aliança do PT Cajati”, atesta o presidente do PT, Edivaldo Lara.

“A Galera Vermelha realiza um trabalho militante que é fundamental para a nossa companheirada. São formações, oficinas, cards, matérias e apoio na internet. Ter o companheiro Fabinho em nossa cidade trazendo todas essas informações é de grande satisfação para nós”, afirma o dirigente João Plasido.

“Quero agradecer mais uma vez a participação do Fabinho Sales em nossa cidade e dizer que a Galera Vermelha é uma aliada permanente — ou seja, não apenas em ano eleitoral, mas sempre pronta para apoiar e colaborar com a nossa companheirada. Sou testemunha do quanto o coletivo tem sido fundamental para Cajati”, revela a liderança Professor Germano.

Pariquera-Açu
A tarde de domingo foi dedicada à formação, diálogo e escuta na Casa da Leide e do Garcia. O encontro trouxe informações relevantes para a disputa de hegemonia na sociedade e a defesa do projeto político progressista, tendo como prioridades a reeleição do presidente Lula e a eleição de um governo popular e de esquerda no estado de SP com o pré-candidato Fernando Haddad. O ex-vereador Nilo do Banco e a Professora Izabel também participaram da atividade.

“Esses debates engrandecem o nosso PT e renovam as esperanças para que a transformação social promovida pelo Governo Lula continue avançando para melhorar a qualidade de vida da população. Queremos agradecer ao Fabinho pela disponibilidade em realizar essa excelente roda de conversa”, sintetizam Leide e Garcia.

“Quero parabenizar o companheiro Fabinho Sales pela iniciativa de levar as formações da Galera Vermelha para os territórios; foi uma grande honra recebê-lo em Pariquera- Açu. Uma tarde de muito aprendizado e debate para o fortalecimento do PT, do Governo Lula, do nosso ministro Haddad e das nossas pré-candidaturas ao Legislativo”, avalia o ex-vereador Nilo do Banco.

“Como profissional da Educação, sou muito grata por todos os avanços promovidos pelo governo do presidente Lula para Pariquera-Açu. Isso ficou evidente na ótima apresentação do Fabinho Sales. Tivemos acesso aos dados de investimentos que têm chegado ao município, contando com as ferramentas certas para fortalecer a nossa luta rumo a grandes vitórias nas Eleições 2026”, destaca a professora Izabel Martini.

Uma trajetória de diálogo e escuta por todo o estado
A caminhada da Galera Vermelha e do Projeto SP começou em maio e percorreu 32 cidades, promovendo o diálogo com mais de 270 pessoas de 56 municípios de sete macrorregiões até a primeira quinzena de junho. A série de giros tem como principais objetivos descentralizar as informações do Governo Lula, promover formações e preparar a militância para os desafios eleitorais.

Confira as atividades realizadas nas regiões:
* 1º Giro (8 e 9 de maio) – ALTA PAULISTA : iniciou a jornada pelas cidades de Salmourão, Parapuã, Sagres, Ouro Verde e Paulicéia, com participações de Osvaldo Cruz, Junqueirópolis, Dracena, Flórida Paulista e Panorama (dez municípios). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-percorrem-aalta-paulista-em-ciclo-de-dialogos-com-militantes-sobre-o-governo-lula-e-el eicoes-2026/

* 2º Giro (14 e 15 de maio) – RIO PRETO : rodas de conversa em Nova Granada, São José do Rio Preto, Itajobi, Novo Horizonte, Santa Adélia e Catanduva, com representantes também de Paulo de Faria (sete cidades). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-realizam-enco ntros-na-regiao-de-rio-preto-para-falar-do-governo-lula-e-das-eleicoes-202 6/

* 3º Giro (16 e 17 de maio) – NOROESTE PAULISTA : itinerário em Jales, Votuporanga e Fernandópolis, com a participação de 11 cidades da região (incluindo Meridiano, Cosmorama, Pereira Barreto, Auriflama, Aspásia, Santa Fé do Sul, Palmeira d’Oeste e Urânia). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/projeto-sao-paulo-e-galera-vermelha-realiza m-3o-giro-de-conversas-no-noroeste-paulista-com-foco-nas-eleicoes-2026/

* 4º Giro (25 de maio) – ALTO TIETÊ : focado na cidade de Salesópolis, reunindo representantes de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano (sete municípios). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/galera-vermelha-e-projeto-sp-chegam-ao-alt o-tiete-no-4o-giro-de-mobilizacao-progressista-em-sao-paulo/

* 5º Giro (29, 30 e 31 de maio) – RIBEIRÃO PRETO : encontros contemplaram sete cidades (Santa Lúcia, Sertãozinho, Bebedouro, Jardinópolis, Batatais, Monte Alto e Pontal), reunindo militantes de nove municípios (incluindo Rincão e Américo Brasiliense). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/5o-giro-da-galera-vermelha-e-projeto-sp-pa ssa-pela-regiao-de-ribeirao-preto/

* 6º Giro (11 e 12 de junho) – MANTIQUEIRA : reuniões em Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itatiba, totalizando cinco municípios com representantes (incluindo Jarinu). [Acesse a matéria completa]. https://galeravermelha.com.br/6o-giro-da-galera-vermelha-e-projeto-sp-ref orca-estrategias-na-divulgacao-dos-investimentos-do-governo-lula-na-macr o-mantiqueira/

Com o encerramento de mais uma etapa da série de encontros pelo estado de São Paulo, a Galera Vermelha e o Projeto SP seguem consolidando uma rede de comunicação e formação política que conecta os municípios paulistas, preparando a militância para os desafios políticos que se aproximam nas eleições deste ano.

SOBRE A GALERA VERMELHA
É um espaço de comunicação, debate político e interação mantido de forma militante por filiados, filiadas e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, representantes dos movimentos sociais e demais lideranças das forças progressistas e de esquerda. Atua desde 2015 na defesa do projeto popular, no resgate dos direitos e da democracia, e na propagação das notícias e avanços sociais com o Governo Lula III, promovendo o legado e dando visibilidade aos mandatos e à militância do PT.

SOBRE O PROJETO SÃO PAULO
Criado nos anos 2000 a partir de articuladores das macrorregiões, o Projeto São Paulo é um coletivo de lideranças do Partido dos Trabalhadores que atua na organização política, comunicação e elaboração de ações estratégicas em todas as regiões do estado paulista. Desde 2017, conta com o apoio do deputado federal Alexandre Padilha. É formado por coordenadores de macros, presidentes de diretórios, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes sindicais e de movimentos sociais, com forte predominância no interior. Atualmente, conta com a coordenação de Rodrigo Funchal e Fabinho Sales.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA